Topo

Pelé lamenta 'momento triste' vivido pelo Brasil

01/06/2016 18h39

Londres, 1 Jun 2016 (AFP) - A dois meses Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Brasil vive um "momento triste" por causa da epidemia do vírus zika e da crise política, disse à AFP o Rei Pelé, que está em Londres para leiloar objetos pessoais.

"O que está ocorrendo é muito triste para nós. No Brasil, temos o problema da Zika e, ao mesmo tempo, o problema político", lamentou o eterno camisa 10.

"Para um país que vive o esporte com paixão, que pratica muito esporte, é muito triste", insistiu Pelé, preocupado com as dúvidas geradas em torno dos Jogos Olímpicos.

"Espero que possamo resolver isso, porque realmente está entristecendo todos os brasileiros", completou.

Dos dias 6 a 8 de junho serão leiloados mais de dois mil objetos pessoais, na casa Julien's.

Um dos mais cobiçados é a bola com o qual marcou o milésimo gol, com o Santos, contra o Vasco, no dia 19 de novembro, no Maracanã.

As medalhas que o Rei ganhou nos seus três títulos mundiais (1958, 1962 e 1970) também fazem parte do acervo, assim como uma réplica do troféu Jules Rimet.

A Julien's avalia que a venda deve arrecadar cerca de 3 milhões de libras (4,3 milhões de reais), sendo que uma parte será revertida para um hospital infantil no Brasil.

"Conversei muito com minha família, meus amigos e pessoas que sabem como podemos ajudar o hospital. Sempre procuro fazer algo para ajudar os pobres. Se tiver como ajudar pessoas que ajudam as crianças, está ótimo. É o motivo pelo qual falou isso", explicou Pelé.

Troféus de atleta do séculoO ex-craque chegou à apresentação do leilão mancando e andando com a ajuda de uma muleta, por ainda estar se recuperando da uma operação no quadril.

"Estou bem, mas ainda não 100%. Ainda não estou preparado para voltar aos treinos", brincou.

Os fãs do Rei também poderão tentar arrebatar uma camisa do Cosmos de Nova York, clube com o qual jogou depois da carreira no Santos e o anel de campeão da Liga americana de futebol que ganhou com esta equipe.

Além de camisas usadas com o Santos e com a seleção brasileira, também estará a venda o par de chuteira que usou nas gravações do filme "Fuga para a vitória", que estrelou ao lado de Sylvester Stallone.

Também foram colocados a venda vários troféus individuais, como o de jogador do século da Fifa ou de atleta do século concedido pelo jornal francês L'Équipe.

Outro objeto de forte valor simbólico é a tocha olímpica que carregou no revezamento da tocha dos Jogos de Atenas-2004.

o leilão também tem objetos mais pessoais, como velhos passaportes, relógios e até um boletim escolar.

"Todos esses objetos sempre estarão comigo no meu coração. Poderia ficar em casa com isso tudo, mas não iria ajudar ninguém", completou Pelé.

kah-al/mcd/lg/mvv