Esporte

Profissionais do boxe autorizados a competir nos Jogos Olímpicos Rio-2016

01/06/2016 07h14

Lausanne, Suíça, 1 Jun 2016 (AFP) - Os boxeadores profissionais poderão disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, decidiu nesta quarta-feira a Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA).

Os integrantes da AIBA, reunidos em um congresso extraordinário em Lausanne (Suíça), decidiram, com 88 votos a favor e quatro abstenções, admitir os boxeadores profissionais no torneio olímpico, informou uma fonte da associação.

As mudanças no esporte iniciadas em 2012, com a admissão das mulheres nos Jogos de Londres e a retirada dos capacetes dos homens nos Jogos do Rio (como acontecia até Los Angeles-1984), dá um novo passo adiante.

Apesar da autorização ao conjunto dos profissionais para os Jogos Olímpicos, a princípio poucos devem comparecer ao Rio de Janeiro, pela falta de tempo de preparação e para disputar o último torneio classificatório, previsto para a Venezuela em julho.

"Tomamos esta decisão, que está dentro das recomendações da Agenda-2020 do COI, para o futuro e com a perspectiva de Tóquio-2020, porque o ciclo de classificação para o Rio está muito avançado", explica a AIBA, que destaca uma "etapa adicional na evolução do boxe".

A primeira porta para a profissionalização do boxe olímpico foi aberta há três anos, quando a AIBA autorizou a presença nas Olimpíadas de profissionais com menos de 15 combates disputados.

Entre as estrelas do boxe profissional, o filipino Manny Pacquiao, que sonhava em representar seu país no torneio olímpico, anunciou sua desistência no fim de maio, já que deve iniciar uma nova carreira como senador.

O ucraniano Vladimir Klitschko, medalha de ouro nos Jogos de Atlanta-1996, quando era amador, afirmou em março que viajaria ao Rio de Janeiro se a reforma fosse aprovada, mas parece ter poucas chances de competir no Brasil, já que tem uma luta no dia 9 de julho em Manchester contra o britânico Tyson Fury pelos cinturões da WBA e WBO.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo