Esporte

Djoko e Serena avançam às semifinais de Roland Garros

02/06/2016 15h12

Paris, 2 Jun 2016 (AFP) - Pela primeira vez desde domingo, o torneio de Roland Garros praticamente não foi perturbado pela chuva, deixando os organizadores tirar o atraso com a conclusão de todas as partidas de quartas de final e a classificação sem surpresas de Novak Djokovic e Serena Williams.

Para não deixar o público parisiense mal acostumado, São Pedro aprontou por alguns minutos nesta quinta-feira, interrompendo o duelo entre Djoko e o tcheco Tomas Berdych na quadra Philippe Chatrier.

Os dois número um do mundo estão nas semifinais, mas o sérvio teve mais facilidade que a americana, atropelando por 6-3, 7-5 e 6-3 seu 'freguês' predileto, que superou 24 vezes em 26 confrontos.

Já Serena deixou escapar o primeiro set contra a cazaque Yulia Putintseva, 60ª colocada do ranking e precisou se empenhar para buscar a virada, por 5-7, 6-4 e 6-1.

Djoko disputará na sexta-feira sua trigésima semifinal em Grand Slams, a oitava em Roland Garros.

O adversário será um dos tenistas mais promissores do circuito, o jovem austríaco Dominic Thiem (15º), de 22 anos, que superou o belga David Goffin (13º) de virada, por 4-6, 7-6 (9/7), 6-4, 6-1.

Contra Berdych, o sérvio brindou a torcida com um festival de deixadinhas, uma arma muito eficiente com o clima úmido.

"Tomas não é o tipo de tenista que se desloca bem de frente para trás então tentei tirar proveito disso", revelou Djoko.

O número um do mundo sofreu duas quebras, no meio do segundo do set e no início do terceiro, mas o tcheco nunca conseguiu ser uma ameaça real.

Apesar da superioridade, o sérvio perdeu a cabeça no terceiro set, um episódio que poderia ter custado caro.

Depois de desperdiçar uma chance de quebra, ele ameaçou bater no chão de raiva com sua raquete, mas o objeto escorregou de sua mão e quase acertou um juiz de linha.

"Sei que dei sorte. Eu pedi desculpas", comentou o líder do ranking, que recebeu apenas uma advertência e poderia ter sido desclassificado.

Apesar desse clima tenso, Djoko conseguiu fechar em 2h06, contando a breve interrupção de cinco minutos devido à chuva. Com a vitória, ele garantiu matematicamente sua participação ao ATP Finals, já que tem certeza de terminar o ano entre os oito melhores do ranking.

Serena no sufocoO sérvio sabe que não deve ter vida fácil contra Thiem, que "joga o melhor tênis da sua vida". "Ele joga com muita velocidade e potência. Será um bom jogo", prometeu.

O austríaco se classificou para sua primeira semifinal de Grand Slam, mostrando que amadureceu neste ano, depois de um ótimo início de temporada no saibro, com títulos em Nice, Acapulco e Buenos Aires.

Além disso, Thiem foi beneficiado pela lesão de Rafael Nadal, nove vezes campeão do torneio, proporcionando um duelo bem mais acessível nas oitavas, contra o também espanhol Marcel Granollers (56º).

No feminino, Serena sofreu muito durante dois sets contra Putintseva, que vendeu muito caro a derrota. "Ela jogou de forma incrível, eu realmente achei que fosse perder essa partida", confessou a americana, que cometeu o dobro de erros não forçados da adversária (36 contra 18).

Na semi, a caçula das irmãs Williams enfrentará outra adversária que vem surpreendendo no torneio, a holandesa Kiki Bertens (58ª), que superou a suíça Timea Bacsinszky, número nove do mundo, por 7-5 e 6-2.

Serena tentará vencer o torneio pela quarta vez (depois de 2002, 2013 e 2015) para igualar a marca da alemã Steffi Graf, dona de 22 títulos em Grand Slams, dois a menos que a recordista absoluta Margaret Court (24).

--Resultados desta quinta-feira em Roland Garros:

Simples masculino (Quartas de final):

Novak Djokovic (SRV/N.1) x Tomas Berdych (RTC/N.7) 6-3, 7-5, 6-3

Dominic Thiem (AUT/N.13) x David Goffin (BEL/N.12) 4-6, 7-6 (9/7), 6-4, 6-1

Simples feminino (Quartas de final):

Serena Williams (EUA/N.1) x Yulia Putintseva (CAZ) 5-7, 6-4, 6-1

Kiki Bertens (HOL) x Timea Bacsinszky (SUI/N.8) 7-5, 6-2.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo