Esporte

Muhammad Ali é internado nos EUA com problemas respiratórios

02/06/2016 18h12

Los Angeles, 2 Jun 2016 (AFP) - A lenda do boxe mundial, o americano Muhammad Ali, foi hospitalizado com um problema respiratório, mas está bem de saúde, anunciou nesta quinta-feira o porta-voz do ex-campeão do mundo dos pesos pesados.

Ali, de 74 anos, foi internado em um hospital de Phoenix, Arizona, cidade onde vive parte do ano.

"Ali, que sofre do mal de Parkinson, é cuidado por seus médicos de família e se encontra em bom estado de saúde", disse seu porta-voz Bob Gunnell.

"É esperado que sua estadia no hospital seja de curta duração. Sua família pediu que respeitassem a privacidade", acrescentou.

Ali sofre há 30 anos do mal de Parkinson e foi hospitalizado duas vezes no final de 2014 e início de 2015 por uma pneumonia e infecção do trato urinário.

Nascido com o nome de Cassius Clay e campeão olímpico em Roma em 1960, o ex-astro começou sua carreira profissional no mesmo ano, tonando-se campeão do mundo da Associação Mundial de Boxe (AMB) em 1964, ao derrotar Sony Liston por nocaute no 7º assalto.

Indiscutivelmente um mestre mundial da categoria, o homem apelidado de "O Melhor" ('The Greatest') havia emocionado os Estados Unidos em 1967 ao se negar a se alistar no serviço militar e lutar na Guerra do Vietnã por conta de suas crenças religiosas.

Ele foi preso, perdeu seu título e foi proibido de lutar durante três anos e meio antes de voltar a ser campeão do mundo em 1970. Ele reunificou os cinturões da AMB e do Conselho Mundial de Boxe (CMB), ao vencer por nocaute (no 8º assalto) George Foreman na famosa "Batalha da Selva" disputada em Kinshasa, República Democrática do Congo, antigo Zaire.

Além disso, protagonizou, em 8 de março de 1971 a considerada "Luta do Século", o primeiro combate entre Muhammad Ali e Joe Frazier, do qual acabou saindo vencedor por decisão unânime após 15 assaltos.

Perdeu seu título por pontos diante de Leon Spinks em 15 de fevereiro de 1978 e conseguiu recuperá-lo, por revanche, em 15 de setembro do mesmo ano.

Terminou sua carreira com uma derrota por pontos contra Trevor Berbick em 11 de dezembro de 1981 no Centro de Esportes Rainha Elizabeth, em Nassau.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo