Esporte

Doping: Jamaicano Carter flagrado em nova análise de Pequim-2008

03/06/2016 15h35

Los Angeles, 3 Jun 2016 (AFP) - Membro do revezamento campeão olímpico do 4x100 m nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 ao lado de Usain Bolt, o velocista jamaicano Nesta Carter testou positivo em nova análise das amostras colhidas na época, relatou a imprensa jamaicana nesta sexta-feira.

"De acordo com o jornal Jamaica Gleaner, que cita "fontes de alto escalão", foi identificada a presença de um estimulante, a metilhexanamina na reanálise pedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Carter era o primeiro revezador da final de 2008, que a Jamaica venceu ao superar Trinidade e Tobago e Japão. Ele também fez parte dos revezamentos campeões mundiais em 2011, 2013 e 2015, além de conquistar o bi olímpico na mesma modalidade, em Londres-2012.

Em Pequim, a equipe que também contava com Michael Frater, Bolt e Asafa Powell tinha estabelecido o recorde mundial, em 37 segundos e 10 centésimo.

Carter, de 30 anos, ainda não competiu nesta temporada por causa de uma lesão.

Se a análise da contraprova também der positivo, o velocista será suspenso e Bolt corre risco de perder uma das suas seis medalhas de ouro olímpicas.

O astro sonha em conquistar o inédito triplo tricampeonato no Rio, mas o doping de Carter deixa uma mancha na conquista jamaicana.

Nas últimas semanas, o COI revelou 55 novos casos de doping com as reanálises de amostras dos Jogos de 2008 (32) e 2012 (23).

Os casos de Pequim dizem respeito a atletas de 12 países e seis modalidades. Dos 32 atletas flagrados, 14 são russos.

Nesta sexta-feira, o presidente do COI, Thomas Bach reiterou que pretende "pegar o máximo de dopados possíveis para proteger os atletas limpos".

"Reforçamos o nosso programa, tomando medidas decisivas e não hesitaremos sancionar os envolvidos", afirmou o dirigente, ao final da reunião de três dias da comissão executiva do COI, na sua sede de Lausanne, na Suíça.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo