Topo

Frases marcantes de Muhammad Ali

04/06/2016 13h48

Los Angeles, 4 Jun 2016 (AFP) - Declarações mais marcantes de Muhammad Ali, lenda do boxe que morreu aos 74 anos na sexta-feira:

"Sou o maior"

("I am the greatest")

"Voa como uma borboleta e pica como uma abelha. Bora garoto, bate bate!" -- Citação que ouviu primeiro de Drew Bundini Brown, um dos seus treinadores.

("Float like a butterfly, sting like a bee. Ohhhh. Rumble, young man, rumble.")

"Não tenho problemas com os Vietcongs".

("I got no quarrel with them Vietcong".)

"No ringue, há um juiz para acabar com a luta se um dos pugilistas corre risco de se machucar muito. O boxe não tem nada a ver com a guerra e suas metralhadoras, bazucas, granadas e bombardeiros" -- Em protesto contra a guerra do Vietnã, em Chicago (1967).

"Eles fizeram o que acharam certo e eu fiz o que eu achava certo" -- sobre a intenção do governo americano de colocá-lo na cadeia

("They did what they thought was right, and I did what I thought was right."

"Você não é tão estúpido quanto parece. Eu vi sua mulher" -- ao presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos, antes do "Thrilla in Manila", seu terceiro e último combate contra Joe Frazier.

("You're not as dumb as you look. I saw your wife.")

"Vocês acham que o mundo ficou chocado com a renúncia de Nixon? Esperem até que eu dê uma surra em George Foreman. Voo como a borboleta e pico como a abelha. Seus socos não podem me atingir. Ele não pode bater no que não vê. Você me vê agora, depois não vê mais. Já lutei contra jacaré, baleia. Na semana passada, matei uma rocha, feri uma pedra e botei um tijolo no hospital. Sou maldoso, deixo a medicina doente" -- antes de reconquistar o título com vitória sobre Foreman, em 30 de outubro de 1974, em Kinshasa, no Zaire (hoje República Democrática do Congo).

("You think the world was shocked when Nixon resigned? Wait till I whup George Foreman's behind. Float like a butterfly sting like a bee, his hands can't hit what his eyes can't see. Now you see me, now you don't, George thinks he will, but I know he won't. I done wrassled with an alligator, I done tussled with a whale. Only last week I murdered a rock, injured a stone and hospitalized a brick. I'm so mean I make medicine sick.")

"(Deus) me deu a doença de Parkinson para mostrar que eu era um homem como os demais, que tinha fragilidades como todo mundo. É tudo o que sou: um homem" -- em entrevista concedida em 1987.

("He (God) gave me Parkinson's syndrome to show me I'm just a man like everyone else. To show me I've got human frailties like everybody else does. That's all I am: a man.").