Esporte

Começa em Londres o leilão de mais de 2.000 objetos de Pelé

07/06/2016 08h12

Londres, 7 Jun 2016 (AFP) - Mais de 2.000 objetos da vida e da carreira de Pelé, o Rei do futebol, único jogador da história a vencer três Copas do Mundo, começam a ser vendidos nesta terça-feira em Londres em um leilão que pode arrecadar mais de quatro milhões de dólares.

A principal peça do leilão organizado pela casa Julien's, que deve prosseguir até terça-feira, é a réplica do troféu Jules Rimet que a Fifa deu a Pelé, que pode alcançar o valor de 600.000 dólares.

As três medalhas dos Mundiais vencidos por Pelé (1958, 1962 e 1970) podem arrecadar 200.000 dólares e a bola com a qual marcou o gol de número 1.000 na carreira - pelo Santos contra o Vasco da Gama, no Maracanã em 19 de novembro 1969 - 60.000 dólares.

A venda total pode alcançar três milhões de libras (3,9 milhões de euros e 4,3 milhões de dólares). Deste valor, Pelé, 75 anos, doará parte ao hospital infantil Pequeno Príncipe, da cidade de Curitiba.

"Conversei muito com minha família, meus amigos e pessoas que sabem como podemos ajudar o hospital. Sempre procuro fazer algo para ajudar os pobres", disse Edson Arantes do Nascimento à AFP na apresentação do leilão em Londres, na semana passada.

"Se tiver como ajudar pessoas que ajudam as crianças, está ótimo. É o motivo pelo qual faço isso", completou.

Os fãs do Rei também poderão tentar arrebatar uma camisa do Cosmos de Nova York, clube pelo qual jogou depois da carreira no Santos, e o anel de campeão da Liga americana de futebol de 1977.

Além de uniformes e chuteiras usadas com o Santos e com a seleção brasileira, também estará a venda o par de chuteiras que usou nas gravações do filme "Fuga para a vitória", que estrelou ao lado de Michael Caine e Sylvester Stallone.

Também foram colocados à venda vários troféus individuais, como o de jogador do século da Fifa ou de atleta do século XX concedido pelo jornal francês L'Équipe.

Outro objeto de forte valor simbólico é a tocha olímpica que carregou no revezamento da tocha dos Jogos de Atenas-2004.

O leilão também tem objetos mais pessoais, como velhos passaportes, relógios e até um boletim escolar.

"Todos esses objetos sempre estarão comigo no meu coração. Poderia ficar em casa com isso tudo, mas não iria ajudar ninguém", completou Pelé na semana passada.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo