Esporte

Trump presidente ameaça candidatura dos EUA à Copa do Mundo de 2026

07/06/2016 22h40

Chicago, 8 Jun 2016 (AFP) - Uma vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial americana pode jogar por terra a possibilidade de uma candidatura bem-sucedida para organizar a Copa do Mundo de 2026 nos EUA - declarou o presidente da Federação de Futebol dos Estados Unidos, Sunil Gulati, nesta terça-feira.

Gulati adverte que a eleição de Trump em novembro pode afetar negativamente a opinião internacional sobre os Estados Unidos e dar um golpe mortal na eventual esperança de reunir votos suficientes para sediar a próxima Copa do Mundo.

"Ser bem-sucedido em uma disputa de Mundial, ou dos Jogos Olímpicos para Los Angeles (em 2024) é afetado pela visão do mundo dos nossos líderes - não apenas líderes da Federação de Futebol", afirmou Gulati, citado pelo jornal USA Today.

A federação americana não anunciou formalmente uma candidatura para o torneio de 2026, mas o país já é visto como favorito.

Para Gulati, quem chegar à Casa Branca será um fator principal para uma candidatura: "acho que a percepção do mundo sobre os EUA se vê afetada por quem estiver na Casa Branca, de modo que tem certa relação".

O presidente da Federação de Futebol dos Estados Unidos comentou ainda que, depois de ter sido derrotada pela Rússia e pelo Catar nos processos de seleção para os mundiais de 2018 e 2022, respectivamente, os Estados Unidos disputarão a organização da Copa do Mundo de 2026 apenas se a vitória for possível.

"Vamos concorrer à Copa do Mundo, se acharmos que podemos ser bem-sucedidos", disse Gulati em entrevista à imprensa em Chicago.

Atualmente, os EUA organizam a edição especial Copa América Centenário e já sediaram o Mundial de futebol em 1994, que teve o Brasil campeão e é lembrado por muitos como um dos que tiveram mais êxito na história.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo