Esporte

Federação peruana condena manchete racista de jornal contra Equador

08/06/2016 21h39

Lima, 9 Jun 2016 (AFP) - A Federação Peruana de Futebol (FPF) condenou nesta quarta-feira a manchete racista estampada por um jornal esportivo local antes do duelo da seleção do país contra o Equador, pela segunda rodada do grupo B da Copa América do Centenário.

"Na Federação Peruana de Futebol rejeitamos toda manifestação de racismo!", publicou a FPF no Facebook e no Twitter.

A entidade reagiu à manchete lamentável do diário Todo Sport, que usou como título a frase ofensiva "Vamos fritar os macacos!".

"Hoje, somos rivais esportivos, nunca inimigos", ressaltou a AFP, ilustrando a mensagem com uma foto de torcedores abraçados usando camisas das duas seleções.

A manchete do jornal também gerou muita polêmica nas redes sociais, com mensagens de usuários chamando o incidente de "vergonha total", "racismo" e falta de "humanidade".

A palavra "macaco" é usada com frequência de forma depreciativa no Peru para chamar os vizinhos equatorianos, em troca de ofensas que começou em 1941, em uma guerra entre os dois países. Os próprios peruanos costumam ser chamados de "galinhas" no Equador.

O duelo entre Peru e Equador será disputado no estádio da Universidade de Phoenix, em Glendale, no Arizona, às 19h no horário local (23h de Brasília).

Brasil e Haiti integram a mesma chave no torneio continental, e os comandados de Dunga serão os próximos adversários dos peruanos, no próximo domingo (12), em Foxborough, perto de Boston.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo