Esporte

Inglaterra-Rússia, duelo em alta tensão na Eurocopa

10/06/2016 20h40

Paris, 10 Jun 2016 (AFP) - O segundo dia de competições na Eurocopa promete ter muitas emoções, com destaque para o duelo entre Inglaterra e Rússia, que promete ser muito tenso com a sombra do hooliganismo, já manchado por vários confrontos entre torcedores e polícia na cidade de Marselha.

Este sábado também será marcado pela estreia de dois craques, o galês Gareth Bale, do Real Madrid, e o eslovaco Marek Hamsik, do Napoli, que se enfrentam em Bordeaux.

O primeiro jogo será em Lens, no norte da França, entre Albânia e Suíça, primos nem tão distantes, com vários jogadores nascidos em um dos países jogando pelo outro.

. Inglaterra-Rússia: ambiente quente à vistaDesde a madrugada desta sexta-feira, incidentes envolvendo torcedores deram o tom do duelo, considerado de alto risco.

Os dois países têm um histórico de hooliganismo e a própria cidade de Marselha é conhecida por ter torcedores fanáticos pelo Olympique, clube mais popular da França.

Inglaterra e Rússia ainda travam um rivalidade política desde o 'jogo de impérios' do século XIX, o que aumenta ainda mais a pressão sobre os jogadores.

No estádio Vélodrome, que tem tudo para se transformar em um baril de pólvora, a seleção inglesa conta conta com uma dupla de artilheiros que esbanja confiança, Jamie Vardy, do surpreendente campeão nacional Leicester, e Harry Kane, do Tottenham.

Com uma das seleções mais jovens da competição, o 'English Team' mescla o talento bruto de Dele Alli, de 20 anos, com a experiência do capitão Wayne Rooney, de 30, que disputará sua quarta Eurocopa.

Dona da melhor campanha das eliminatórias, com 100% de aproveitamento, a Inglaterra precisa fazer uma boa estreia contra os anfitriões da Copa do Mundo de 2018 para não correr risco de sofrer mais uma desilusão em uma fase final de grande torneio.

Há dois anos, no Brasil, ingleses e russos foram eliminados logo na primeira fase do Mundial.

. País de Gales-Eslováquia: duelo de craques"Não será Bale contra mim", avisou Marek Hamsik, maior astro da seleção eslovaca. Por mais que o meia do Napoli tente valorizar o coletivo, o único atrativo da partida será o duelo entre os dois craques de classe mundial.

Os dois são meias que atuam pelas pontas e se destacam pelo chute potente e pela velocidade, além do corte de cabelo excêntrico.

País de Gales e Eslováquia disputam o torneio pela primeira vez em sua história e precisam dos astros para não correr risco de ser meros coadjuvantes.

"Antes, eu assistia aos grandes torneios em casa, pela TV. Disputar a Euro de verdade, em campo, é algo incrível, estou realizando um sonho", disse o meia do Real Madrid.

. Albânia-Suíça: intercâmbio multicultural Na seleção suíça, que conta com jogadores de várias origens, jogadores como Xherdan Shaqiri ou Valon Behrami enfrentarão o país dos pais. Do outro lado, nada menos de seis jogadores que defendem a Albânia nasceram o cresceram na Suíça.

O duelo terá um sabor especial para os irmãos Xhaka, nascidos de pais kosovares refugiados na Suíça durante a guerra na ex-Iugoslávia, que serão adversários em campo. O mais velho, Taulant, de 25 anos, defenderá a Albânia, enquanto Granit, dois anos mais novo, jogará pela 'Nati' suíça.

"Será uma partida cheia de emoção para as duas seleções, mas ao final das contas o melhor sairá vitorioso", avisou o meia suíço de origem albanesa Xherdan Shaqiri, ex-jogador do Bayern de Munique e da Inter de Milão, que joga hoje no Stoke City, da Inglaterra.

Com resultados nada animadores nos amistosos de preparação (derrota por 2 a 1 para a Bélgica e vitória suada pelo mesmo placar contra a modesta Moldávia), a Suíça quer estrear com vitória para calar os críticos.

Ainda falta combinar com os 'primos pobres' da Albânia. Com a experiência do capitão Lorik Cana, que já defendeu os dois maiores clubes da França (Paris Saint-Germain e Olympique), os albaneses disputam a Euro pela primeira vez, mas querem mostrar que não se classificaram por acaso.

"É óbvio que não somos favoritos, mas todas as seleções classificadas fizeram por merecer. Vamos apresentar nosso melhor futebol", prometeu o volante de 32 anos, que atua no Nantes.

Programação deste sábado na Eurocopa:

Grupo A:

Em Lens (15h00 locais, 10h00 de Brasília) Albânia - Suíça

Grupo B:

Em Bordeaux (18h00 locais, 13h00 de Brasília): País de Gales - Eslováquia

Em Marselha (21h00 locais, 16h00 de Brasília) Inglaterra - Rússia

Prováveis escalações:

País de Gales: Hennessey - Chester, A. Williams, Davies - Gunter, Ramsey, Allen, King, Taylor - Bale - Robson-Kanu

T: Chris Coleman

Eslováquia: Kozacik - Pekarik, Skrtel, Durica, Hubocan - Kucka, Hrosovsky - Mak, Hamsik, Weiss - Duris (ou Nemec)

T: Jan Kozak

Árbitro: Svein Oddvar Moen (NOR)

Albânia: Berisha - Hysaj, Cana (cap), Mavraj, Agolli - Roshi, Basa, Kukeli (ou Memushaj) - T. Xhaka, Lenjani - Sadiku (ou Cikalleshi)

T: Gianni De Biasi (ITA)

Suíça: Sommer - Lichtsteiner (cap), Schär, Djourou, Rodriguez - Behrami, G. Xhaka, Dzemaïli, - Shaqiri, Seferovic, Mehmedi

T: Vladimir Petkovic (SUI)

Árbitro: Carlos Velasco Carballo (ESP)

Inglaterra: Hart - Clyne, Smalling, Cahill, Rose (ou Bertrand) - Henderson, Dier, Alli - Kane, Rooney, Vardy (ou Lallana). T: Roy Hodgson

Rússia: Akinfeyev - Smolnikov, V. Berezutsky, Ignasevich, Kombarov - Mamaev, Ivanov, Shirokov, Shatov - Kokorin, Dzyuba. T: Leonid Slutsky

Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)

cda-yk/agu/lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo