Esporte

Payet tem estreia dos sonhos na Euro e vira herói nacional

10/06/2016 20h56

Saint-Denis, França, 10 Jun 2016 (AFP) - Fora do radar da seleção francesa há um ano, Dimitri Payet deu a volta por cima em grande estilo ao salvar a França do tropeço na partida de abertura da Eurocopa coma bomba de canhota no ângulo que fez o Stade de France explodir de alegria.

Com dribles curtos e cruzamentos certeiros, o meia do West Ham já era o melhor em campo antes mesmo de anotar o gol que garantiu a vitória por 2 a 1 sobre a Romênia.

Mas a imagem do camisa 8 chorando de emoção ao ser substituído pouco depois de balançar as redes ficará marcada para sempre na memória do torcedor francês.

"Havia muito estresse, muita pressão. Se, há um ano, tivessem me falado que isso iria acontecer, não acreditaria. Isso tudo foi à tona", vibrou o herói da noite.

"#Weve got Payet" ("Temos Payet"), postou o West Ham na sua conta do Twitter, citando o verso da música criada pela sua torcida em honra do jogador francês: "Temos Payet, Dimitri Payet/Vocês não entendem/É o homem de Super Slaven (Bilic, técnico do time)/Ele é melhor que Zidane/Temos Dimitri Payet!"

O meia de 29 anos, já tinha anotado um gol decisivo no apagar das luzes, há duas semanas, mas era em amistoso, na vitória por 3 a 2 sobre Camarões.

Desta vez, o jogador nascido na Ilha da Reunião, território francês no meio do Oceano Índico, deixou tudo um país respirar mais aliviado.

Muitos atletas reclamam quando são substituídos, mas Payet simplesmente se derramou em lágrimas. Não de tristeza, mas de alegria pura, após o técnico Didier Deschamps ter a brilhante ideia de tirá-lo de campo logo depois do gol, para que receba a merecida ovação da torcida.

Substituto de ValbuenaEm meio a tensões pelo temor de atentados e pelas greves que paralisam a França, os 'Bleus' entraram em campo muito nervosos, e Payet foi o único que realmente conseguiu jogar em alto nível.

Chamou a responsabilidade e soube cadenciar o jogo com maestria, dando origem a todas as jogadas de perigo dos anfitriões.

Com um cruzamento milimetrado, o camisa 8 achou a cabeça de Olivier Giroud.

O atacante do Arsenal, que chegou a ser vaiado no amistoso contra Camarões, abriu o placar aos 12 minutos do segundo tempo, marcando o primeiro gol da competição depois de desperdiçar duas chances claras, também em cruzamentos de Payet.

Em 1998, a França foi campeã em casa e o primeiro gol foi marcado por Christophe Dugarry, que também chegou à competição desacreditado.

Mas quem realmente deu a volta por cima em grande estilo foi Payet, que não estava mais nos planos do técnico Deschamps no ano passado, por causa de uma temporada ruim com o Olympique de Marselha.

O meia acabou sendo beneficiado pelo escândalo da 'sextape', que afastou da seleção seu concorrente direto na seleção, Mathieu Valbuena, vítima de chantagem com vídeo íntimo no caso que resultou no indiciamento de Karim Benzema, outro ausente de peso na Euro.

Mas seria injusto dizer que Payet só conseguiu ser convocado por conta dessas ausências. Sua grande temporada com o West Ham também pesou na escolha do treinador, que não se arrepende em nada da sua decisão.

"Nunca tive dúvidas sobre Dimitri, sobre a influência que ele tem no jogo e sobre sua capacidade para ser decisivo. Ele sempre se coloca a serviço da equipe. Futebol é simples quando a bola entra no ângulo, resolve vários problemas", resumiu Deschamps.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo