Topo

Clássico da Europa Central e estreia de Cristiano Ronaldo animam Euro-2016

13/06/2016 14h41

Paris, 13 Jun 2016 (AFP) - A maior estrela da Eurocopa-2016, o português Cristiano Ronaldo, entrará em campo nesta terça-feira em Saint-Etienne para dar início à campanha de Portugal na competição diante da Islândia, enquanto os vizinhos Áustria e Hungria duelam em Bordeaux.

. Grupo F: Áustria promete dar trabalhoÁustria e Hungria, que têm suas capitais separadas por apenas 250 km, abrem a disputa do Grupo F com um clássico da Europa Central. Mas, enquanto os austríacos têm como ambição surpreender e ir longe na competição, poucos apostam que a Hungria possa fazer frente às grandes seleções do continente.

Basta olhar o ranking da Fifa. De um lado, a Hungria aparece na 20ª colocação, enquanto a Áustria passou num período de quatro anos do 72º ao 10º lugar, sua mais alta classificação na história.

Os comandados do técnico suíço Marcel Koller se classificaram de maneira brilhante para a Euro com ótima campanha de nove vitórias e um empate, superando seleções mais tradicionais como Rússia e Suécia.

A Áustria também pode contar com uma geração composta por jovens jogadores de talento, como David Alaba, um dos grandes nomes do Bayern de Munique, e Christian Fuchs, peça importante do campeão inglês Leicester.

Já a Hungria não tem sequer um jogador titular numa grande equipe da Europa e, se a lógica prevalecer, não será páreo para o mais talentoso vizinho.

. Grupo F: Islândia contra CR7No papel, este duelo deveria ser apenas uma formalidade para Portugal. A Islândia, sem tradição nenhuma no futebol, enfrenta uma seleção portuguesa acostumada a participar dos maiores eventos do esporte.

A seleção do técnico Fernando Santos aposta todas as fichas na sua maior estrela, Cristiano Ronaldo, autor de 51 gols nesta temporada, para estrear com o pé direito na Euro. A vitória por 7 a 0 sobre a Estônia no amistoso preparativo antes da competição continental também serviu para aumentar a confiança lusa.

Para piorar a situação da Islândia, Portugal jogará praticamente em casa, já que possui enorme comunidade portuguesa na França e que certamente lotará o estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Etienne.

Os islandeses, porém, de bobo não têm nada. A equipe das terras geladas do norte da Europa se classificou em segundo lugar de seu grupo nas eliminatórias, merecendo o a vaga na competição, inclusive derrotando duas vezes a tradicional Holanda.

A seleção treinada por Lars Lagerback vem progredindo constantemente há cinco anos e desenvolveu um estilo de jogo ambicioso, longe da imagem fria e dura dos jogadores nórdicos. A partida dará também a oportunidade ao veterano Eidur Gudjohnsen (37 anos) de participar pela primeira vez na carreira de uma competição internacional por seu país.

Programação desta terça-feira na Eurocopa:

Grupo F: Em Bordeaux (18h00 locais, 13h00 de Brasília): Áustria - Hungria

Grupo F: Em Saint-Etienne (21h00 locais, 16h00 de Brasília): Portugal - Islândia

Prováveis escalações:

Áustria: Almer - Klein, Dragovic, Hinteregger, Fuchs (cap.) - Baumgartlinger, Alaba - Harnik, Junuzovic, Arnautovic - Janko

T: Marcel Koller (SUI)

Hungria: Kiraly - Fiola, Lang, Guzmics, Korhut (ou Kadar) - Nagy, Pinter - Kleinheisler, Dzsudzsak (cap.), Szalai - Nemeth

T: Bernd Storck (ALE)

Árbitro: Clément Turpin (FRA)

Portugal: Rui Patricio - Vieirinha, Pepe, Bruno Alves, Guerreiro - Danilo (ou William Carvalho) - J. Mario, Moutinho, Gomes - Nani, C. Ronaldo (cap.)

T: Fernando Santos

Islândia: Halldorsson - Saevarsson, Sigurdsson, Ingasson, Skulason - Gudmundsson, Gunnarsson (cap.), Sigurdsson, Traustason - Finnbogason, Sigthorsson

T: Lars Lagerbäck (SUE)

Árbitro: Cüneyt Cakir (TUR).