Esporte

Itália mostra força e vence Bélgica na estreia na Euro

13/06/2016 19h01

Lyon, 13 Jun 2016 (AFP) - A tradicional Itália, criticada pelo pouco futebol apresentado nos últimos anos, mostrou que não é tetracampeã mundial à toa ao derrotar por 2 a 0 a Bélgica, tida como uma das favoritas ao título da Euro-2016, nesta segunda-feira em Lyon, na estreia das duas seleções na competição continental.

A 'Nazionale', que parecia chegar à Euro em baixa, fez valer o peso de sua camisa e o orgulho de seus jogadores para vencer uma seleção belga que aparece na segunda colocação do ranking Fifa, atrás apenas da Argentina.

"Para mim o mais importante é a vitória. Fico feliz por ter marcado, mas a noção de equipe é maior. Temos uma defesa forte, para nós a melhor do torneio. Sabíamos que tínhamos que jogar mais do que costumamos jogar para vencer uma equipe forte como a Bélgica", afirmou após a partida o autor do primeiro gol da Itália, Emanuele Giaccherini.

"Ganhamos porque jogamos de forma bem organizada. Hoje em dia, temos que achar novos ingredientes, porque não temos jogador com a classe do passado, mas fizemos tudo que era preciso, com solidariedade e determinação", analisou o goleiro veterano Gianluigi Buffon.

Com diversos talentosos jogadores que atuam nos melhores clubes da Europa, como Eden Hazard, Kevin de Brune e Romelu Lukaku, a Bélgica, nervosa na primeira etapa, se soltou no segundo tempo em busca do empate e criou algumas chances de gol.

Os habilidosos belgas, porém, decepcionaram, esbarrando no ferrolho defensivo da Juventus escalado pelo técnico Antonio Conte, formado por Buffon e os três zagueiros Chiellini, Barzagli e o próprio Bonucci.

"Foi um ótimo, realmente jogamos bem. Sofremos, mas mostramos que temos uma equipe sólida. Existe uma química boa nesse grupo de 23 jogadores", comemorou Conte, que já treinava o quarteto defensivo na Juve, com a qual conquistou o tricampeonato italiano, de 2012 a 2014.

"Sofremos o gol em uma bola longa que passou por cima da zaga. Houve falha individual, um grave erro de comunicação que não pode acontecer nesse nível. Era a situação perfeita para a Itália, que tem uma boa defesa. Eles jogaram no contra-ataque e facilitamos a tarefa deles", lamentou o técnco belga Marc Wilmots.

A partida repetiu o enredo da Euro-2000, quando os italianos também venceram a Bélgica por 2 a 0 na fase de grupos rumo ao vice-campeonato, com Conte e Wilmots em campo.

- 'Azurra' mortal -Os belgas, que chegaram às quartas de final da Copa do Mundo do Brasil-2014, não conseguiram apresentar um futebol convincente e pareciam totalmente despreparados para lidar com os contra-ataques italianos.

Neste cenário, brilhou o zagueiro Bonucci, que distribuiu lançamentos primorosos, nenhum mais preciso que aos 32 minutos de jogo, quando deixou Giacherrini na cara do gol para abrir o placar.

Na segunda etapa, com a entrada do meia Mertens no lugar do volante Nainggolan, a Bélgica melhorou ofensivamente e obrigou Buffon a fazer defesas difíceis, mas também ficou ainda mais exposta lá atrás.

Os taticamente perfeitos italianos perceberam e souberam aproveitar os espaços com a velocidade de Candreva pela direita e Giacherrini pela esquerda.

A bela apresentação dos comandados de Conte foi presenteada com um segundo gol para selar a vitória.

Aos 46, Immobile roubou a bola, partiu em velocidade e encontro Candreva dentro da área. Generoso, o jogador da Lazio ajeitou para Pelle acertar um lindo voleio, sem chances para Courtois.

Com a vitória, a Itália deu um enorme passo rumo à classificação no difícil Grupo E, tido como o 'Grupo da Morte', assumindo a liderança com três pontos, à frente de Suécia e Irlanda, que mais cedo empataram em 1 a 1 em Paris.

Na próxima sexta-feira, a Itália volta a campo em Toulouse para enfrentar a Suécia, enquanto a Bélgica, lanterninha na chave, precisará buscar a vitória a qualquer custo contra a Irlanda em Bordeaux no sábado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo