Esporte

Piqué marca no fim e Espanha vence República Tcheca na estreia na Euro

13/06/2016 16h39

Toulouse, França, 13 Jun 2016 (AFP) - Um gol de cabeça de Gerard Piqué a três minutos do apito final permitiu à Espanha derrotar a República Tcheca por 1 a 0 na estreia na Eurocopa, competição na qual a 'Fúria' busca um terceiro título consecutivo, nesta segunda-feira em Toulouse.

A Espanha criou diversas chances e o gol de Piqué, após cruzamento milimétrico de seu companheiro de Barcelona Andrés Iniesta, fez justiça ao volume de jogo da atual campeã campeã da Europa.

O resultado poderia ter sido mais amplo, mas faltou pontaria aos jogadores espanhóis, que também esbarraram na boa atuação do goleiro Petr Cech.

Os comandados de Vicente del Bosque tiveram uma posse de bola de 67% com 17 chutes a gol, contra 7 dos tchecos.

"É importante começar com o pé direito. Jogamos bem, controlamos o jogo, mas a bola simplesmente não queria entrar. No fim, tive a sorte de poder fazer o gol", comemorou Piqué, herói espanhol da partida.

"Duas coisas foram importantes hoje: somas os três pontos e ter a iniciativa durante quase todo o jogo. A vitória nos ajuda a enxergar o futuro com mais otimismo", analisou por sua vez o técnico Vicente Del Bosque.

Do lado tcheco, Cech acabou roubando o protagonismo da partida do colega David de Gea, envolvido num escândalo sexual noticiado pela imprensa de seu país.

Apesar dos problemas extracampo, De Gea foi escolhido por Del Bosque para ser titular do gol espanhol, no lugar do veterano ídolo Iker Casillas, que defendeu sua seleção nas últimas nove competições oficiais, e foi bem, salvando a equipe quando exigido.

Del Bosque preferiu não fazer comentários sobre o escândalo. "O jogo acabou de terminar, não está na hora de falar sobre isso. Se não fosse uma polêmica sobre o goleiro, teria sido sobre outra coisa. Iker teve um comportamento fenomenal no banco, apoio a equipe até o fim", comentou o treinador.

Com a vitória, vista desde o estádio pelo rei Felipe VI em Toulouse, a Espanha divide a liderança do Grupo D com a Croácia, que na véspera estreou na Euro vencendo pelo mesmo placar a Turquia no Parque dos Príncipes, em Paris.

O próximo confronto da 'Fúria' será no próximo sábado em Nice contra a Turquia e uma vitória valerá a vaga nas oitavas de final da Euro-2016 aos espanhóis.

Já os tchecos enfrentam a Croácia em Saint-Etienne na sexta-feira.

- Tchecos bem armados -A Espanha encontro muita dificuldade para furar uma defesa bem organizada. Os tchecos esperaram pacientemente as oportunidade de armar contra-ataques para assustar a meta de De Gea.

A 'Fúria', na 100ª partida do meia David Silva na equipe, mostrou sua famosa qualidade na troca de passes e, mandando a bola de um lado para o outro, tentava encontrar um espaço para finalizar.

De tanto insistir, a primeira grande chance apareceu aos 15 minutos de jogo, quando o próprio Silva recebeu na direita e cruzou para Álvaro Morata desviar para o gol, mas Cech defendeu com segurança.

Quinze minutos depois, Morata teve outra grande chance, ficando cara a cara com Cech após lindo passe e Iniesta, mas o goleiro do Arsenal voltou fechar o gol.

No segundo tempo, o cenário do jogo continuou o mesmo: posse de bola espanhola, contra-ataques tchecos, que quase abriram o placar aos 13 minutos, em falta cobrada com perfeição por Hubnik que De Gea foi buscar.

No fim, quando tudo indicava que os espanhóis precisariam se contentar com um decepcionante empate, Iniesta, maestro da equipe, resolveu o jogo colocando a bola na cabeça de Piqué, que não desperdiçou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo