Esporte

Islândia congela Portugal de CR7 na estreia da Euro

14/06/2016 19h31

Saint-Étienne, França, 14 Jun 2016 (AFP) - Mesmo com o astro Cristiano Ronaldo em campo, seleção portuguesa iniciou sua campanha na Eurocopa com uma decepção, ao empatar em 1 a 1 com a estreante Islândia, nesta terça-feira, em Saint-Etienne, pelo grupo F da competição continental.

CR7 passou em branco, mas os lusos saíram na frente aos 31 minutos de jogo, quando o meia Nani anotou o gol 600º da história da Euro.

Mas quem fez história mesmo foi a Islândia. Na sua primeira partida em uma grande competição internacional, a seleção do pequeno país de pouco mais de 300.000 habitantes arrancou o empate aos 5 da segunda etapa, com gol Birkir Bjarnason.

"Mostramos muita força e muita personalidade para buscar esse ponto. Enfrentamos uma grande equipe, que tem o melhor jogador do mundo. Os minutos foram muito longos depois do nosso gol de empate, mas fizemos o que sabemos: trabalhar juntos e fechar os espaços", vibrou o goleiro Hannes Halldorsson, que dividiu o papel de herói nacional com Bjarnason ao fazer várias defesas importantes.

Eleito melhor jogador em campo, Nani deixou claro que "trocaria o prêmio pela vitória". "Estou decepcionado porque jogamos melhor. Queríamos ganhar, esse era o objetivo. Deixamos passar uma bola pelo lado direito e eles fizeram o gol na única chance", lamentou o jogador do Fenerbahçe.

Cristiano Ronaldo não pôde levar Portugal à vitória, mas conseguiu pelo menos igualar o recorde de Luis Figo ao disputar sua 127ª partida com a seleção lusa.

"A Islândia fez seu gol depois de ficar atrás por 90 minutos. Quando apenas uma equipe tentar jogar futebol e ganhar o jogo, fica difícil", reclamou o astro do Real Madrid.

"Não estamos preocupados com o empate. Vimos que os outros favoritos, como França e Espanha, sofreram para vencer seus jogos", completou.

- Caldeirão vulcânico -Com o resultado, a liderança da chave ficou com a também surpreendente Hungria, que mais cedo levou a melhor no clássico da Europa Central com a Áustria, com vitória por 2 a 0, em Bordeaux.

A próxima partida de CR7 e companhia será no sábado, contra a Áustria, no Parque dos Príncipes de Paris, enquanto os islandeses farão um duelo de azarões com a Hungria.

"Estreias sempre são complicadas, mas estamos confiantes e tenho certeza que vamos nos recuperar desse tropeço", avisou o técnico Fernando Santos.

Em Saint-Etienne, cidade onde vivem muitos franceses de origem portuguesa, a grande maioria torceu pela 'seleção', mas o estádio Geoffroy Guichard, conhecido como o 'Caldeirão', ferveu como um vulcão islandês com a alegria da torcida nórdica, empolgada com a estreia histórica do país na Euro.

"Estamos vivendo muitas primeiras vezes. É fantástico poder jogar aqui. Quando os jogadores começaram a ficar cansados, o barulho da torcida ajudou a segurar o resultado", comentou o técnico sueco da Islândia, Lars Lagerbäck.

Os portugueses sabiam que precisavam encarar o adversário com cautela, mas mesmo assim foram surpreendidos, apesar de dominar o primeiro tempo de ponta a ponta.

Os comandados de Fernando Santos acharam que tinham feito o mais difícil quando Nani abriu o placar depois de uma bela jogada coletiva, ao finalizar de primeira para as redes após receber um cruzamento rasteiro de André Gomes.

Escalado na ponta do ataque luso, CR7 se movimentou por todos os lados do campo para buscar o jogo e teve várias chances de gol, mas não conseguiu encontrar o caminho das redes, esbarrando num ótimo Halldorsson.

Os portugueses foram surpreendidos logo depois do intervalo por Bjarnason, volante do Basel, na Suíça, que se adiantou à marcação de Vieirinha e acertou um belo chute de primeira, em cruzamento milimetrado de Gudmundsson.

A Islândia poderia até ter saído com a vitória se o goleiro Rui Patrício não tivesse feito ótima defesa a cinco minutos do fim.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo