Topo

Rússia será excluída da Eurocopa em caso de novos incidentes com torcedores

14/06/2016 08h38

Paris, 14 Jun 2016 (AFP) - O tribunal disciplinar da Uefa decidiu nesta terça-feira por uma "desclassificação em condicional" da Rússia da Eurocopa, o que significa uma exclusão imediata da seleção russa caso seus torcedores voltem a protagonizar incidentes dentro dos estádios até o fim do torneio.

A Federação Russa foi multada em 150.000 euros (170.000 dólares) pelos distúrbios provocados pelos torcedores russos no sábado passado após a partida contra a Inglaterra em Marselha (1-1), incluindo brigas, cânticos racistas e lançamentos de morteiros.

Ao mesmo tempo, as autoridades de Marselha anunciaram que alguns torcedores russos serão expulsos do país porque representam uma ameaça para a ordem pública após os incidentes de sábado.

A polícia realizava uma operação para verificar as identidades de 29 torcedores russos em um hotel da região de Marselha.

A operação ainda não terminou, mas as autoridades decidiram enviar alguns para um centro de retenção antes da expulsão do país.

Os torcedores pretendiam viajar para Lille, onde a Rússia enfrentará na quarta-feira a Eslováquia.

Em Moscou, o governo russo considerou "totalmente inadmissíveis" os incidentes violentos que envolveram hooligans russos ao redor da partida contra a Inglaterra.

"Não podemos fazer mais do que pedir a nossos torcedores que não reajam às provocações, independente de quais sejam", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Os confrontos de sábado após a partida Inglaterra-Rússia deixaram 35 feridos em Marselha.