Esporte

Corinthians confirma que Tite deixa clube para assumir seleção

15/06/2016 21h01

São Paulo, 16 Jun 2016 (AFP) - Tite "aceitou o convite" para ser o novo técnico da seleção brasileira, anunciou nesta quarta-feira o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade.

"Tite já não trabalha conosco a partir de hoje, ele aceitou o convite da CBF", declarou o dirigente.

Adenor Leonardo Bacchi, de 55 anos, conhecido como Tite, substitui Dunga, que foi demitido na terça-feira, dois dias depois do vexame da eliminação na primeira fase da Copa América do Centenário, nos Estados Unidos.

"A CBF informa que a partir desta quinta-feira, diante do desenrolar dos fatos, dará início aos entendimentos para a contratação do treinador", informou a entidade em um comunicado.

A Confederação também anunciou que Rogério Micale, técnico das categorias de base, comandará a seleção olímpica nos Jogos do Rio-2016.

Micale deve enviar ainda nesta quarta-feira a lista dos 35 pré-convocados para o torneio, na qual deve constar Neymar, que não participou da Copa América justamente para poder ser liberado pelo Barça para as Olimpíadas.

"Fui a primeira pessoa a quem Tite comunicou sua decisão. Não recebi nenhuma chamada da CBF, esse é o respeito que mostram pelos clubes", reclamou Andrade.

A Confederação rebateu as acusações. "Na primeira hora da manhã desta quarta-feira, o presidente Marco Polo Del Nero tentou, por diversas vezes, o contato telefônico com o Sr. Roberto de Andrade", alegou.

"Diante do insucesso das tentativas, sucederam, a partir das 9 horas e 42 minutos, mensagens por Whatsapp, e-mail e um diálogo com a secretária do presidente. Todos infrutíferos, a despeito das confirmações de recebimento", completou.

- Pressão por resultados imediatos -Tite teve uma reunião de três horas na sede da CBF, no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira, mas naquela altura as duas partes ainda não tinham chegado a um acordo.

Poucas horas antes, Dunga também tinha ido ao local, para ser notificado da sua demissão, em reunião que durou menos de trinta minutos.

Tite encerra sua terceira passagem pelo Corinthians depois de um ano e meio de trabalho no qual conquistou seu segundo título de campeão brasileiro com o clube.

Na passagem anterior, o gaúcho de Caxias do Sul conquistou todos os troféus possíveis: depois do Brasileirão de 2011, faturou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes em 2012, além do Paulistão de 2013.

Em 2014, Tite resolveu tirar um ano sabático e pensou em assumir a seleção depois da humilhação do 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo, mas a CBF preferiu chamar Dunga de volta, com 100% de aproveitamento em amistosos, mas resultados pífios em jogos oficiais.

O novo treinador terá a dura missão de reerguer a seleção pentacampeã mundial, que corre risco de ficar fora de uma Copa do Mundo pela primeira vez em sua história, por ocupar no momento apenas a sexta colocação das eliminatórias, fora da zona de classificação.

Conhecido por armar times compactos, com uma visão de jogo moderna, ele sempre contou com a paciência dos dirigentes, mas terá que mostrar resultados imediatos com a seleção.

Depois de encerrar a carreira de jogador, aos 28 anos, seu primeiro grande êxito como técnico foi em 2000, quando surpreendeu a todos ao se sagrar campeão gaúcho com o Caxias.

No ano seguinte, conquistou novamente o Gauchão, dessa vez com o Grêmio, com o qual também venceu a Copa do Brasil.

A primeira passagem pelo Corinthians, em 2005 e 2006, terminou sem títulos, mas as outras alçaram Tite a ídolo eterno do Timão. Um êxito que lhe abriu as portas da seleção, em um dos momentos mais tenebrosos da história do futebol brasileiro.

nr-ybl/lbc/lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo