Esporte

EUA apostam no fator casa contra Equador nas quartas da Copa América

15/06/2016 14h16

Seattle, Estados Unidos, 15 Jun 2016 (AFP) - As quartas de final da Copa América do Centenário começam nesta quinta-feira, com os anfitriões, Estados Unidos, entrando em campo contra o Equador, em Seattle, uma cidade que conta com uma torcida fanática por futebol.

O CenturyLink é casa do Seattle Seahawks, time de futebol americano campeão do Superbowl em 2013, que bateu várias vezes o recorde de decibéis com o barulho ensurdecedor dos seus fãs, tanto pela empolgação quanto pela acústica favorável.

Mas além da bola oval da NFL, o recinto também está acostumado a ver a redonda rolar no gramado com o Sounders, time da Major League Soccer conhecido por ter um dos públicos mais fervorosos do país.

O local da partida vem a calhar para a seleção americana, que precisará de todo o apoio possível depois de uma primeira fase de altos e baixos.

Terminou em primeiro lugar do grupo A mais por incompetência da Colômbia, que preferiu poupar os titulares na última rodada e foi castigada ao perder por 3 a 2 para a Costa Rica.

Na estreia, os Estados Unidos levaram uma lição de futebol dos 'Cafeteros' e perderam a partida de abertura por 2 a 0, em Santa Clara.

Na segunda rodada, em Chicago, os comandados de Jurgen Klinsmann deram a volta por cima ao golear os costarriquenhos por 4 a 0, antes de garantir a vaga com vitória suada por 1 a 0 sobre o Paraguai, na Filadélfia.

O treinador alemão terá que mexer na sua defesa, por conta da suspensão do lateral DeAndré Yedlin, expulso contra o Paraguai. O substituto natural é Michael Orozco, mas o lateral esquerdo Fabian Johnson, também pode trocar de lado e dar lugar a Edgar Castillo.

Em busca da segunda semiQualquer que seja a escalação, será preciso mostrar um futebol melhor contra o Equador, que divide a liderança das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018 com o Uruguai.

Embora tenha terminado em segundo lugar do grupo B, mostrou que tem potencial para ameaçar os favoritos.

Na estreia, no Rose Bowl de Pasadena, só não venceu o Brasil porque teve um gol mal anulado pelo árbitro. Contra o Peru, em Glendale, teve um início desastroso, perdendo por 2 a 0 em apenas 12 minutos de jogo, mas mostrou poder de reação ao arrancar o empate em 2 a 2.

Na última rodada, garantiu a vaga para as quartas com tranquilidade esperada ao golear o Haiti por 4 a 0.

Contra os Estados Unidos, o técnico Gustavo Quinteros terá um desfalque de peso, o atacante Miller Bolaños, do Grêmio, que se machucou contra o Peru e deve dar lugar a Jaime Ayoví.

Mesmo assim, o Equador ainda tem talento de sobra lá na frente, com o meia Jefferson Montero e os 'xarás' Enner e Antonio Valencia.

"Será uma partida complicada, contra os anfitriões. O estádio estará cheio e queremos brindar o público com um bom espetáculo", prometeu o zagueiro Arturo Mina na terça-feira.

A seleção equatoriana só chegou às semifinais da Copa América uma vez na sua história, em 1993, quando disputou o torneio em casa, e acabou perdendo por 2 a 0 para o México.

Em apenas três participações, contra 26 dos Equatorianos, os Estados Unidos também disputaram uma semi, na edição seguinte, em 1995, no Equador, e foram derrotados por 1 a 0 pelo Brasil.

Prováveis escalações:

Estados Unidos: Brad Guzan - DeAndré Yedlin o Michael Orozco, Geoff Cameron, John Brooks, Fabian Johnson - Michael Bradley, Jermaine Jones, Alejandro Bedoya - Bobby Wood, Clint Dempsey y Gyasi Zardes. T: Jürgen Klinsmann.

Equador: Alexander Domínguez - Juan Paredes, Arturo Mina, Frickson Erazo, Walter Ayoví - Antonio Valencia, Christian Noboa, Carlos Gruezo, Jefferson Montero - Enner Valencia e Jaime Ayoví. T: Gustavo Quinteros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo