Esporte

Carrasco do Brasil, Peru encara Colômbia nas quartas da Copa América

16/06/2016 17h46

East Rutherford, Estados Unidos, 16 Jun 2016 (AFP) - Embalado depois de eliminar o Brasil na primeira fase da Copa América do Centenário, o Peru de Paolo Guerrero tentará protagonizar outra zebra nas quartas de final, contra a Colômbia, nesta sexta-feira, em Nova Jersey.

Quando o sorteio das chaves do torneio foi definido, poucos imaginavam que os peruanos terminariam em primeiro lugar do grupo B, na frente do Equador, deixando a seleção pentacampeã mundial pelo caminho.

Mas os comandados de Dunga receberam uma ajuda do destino, uma espécie de 'mão de Deus', com o atacante Ruidiaz mandando a bola para as redes com o braço na vitória por 1 a 0 que acabou selando a demissão de Dunga.

Além desse fato "imponderável", como alegou o capitão do tetra, também pesou a incompetência do Brasil, que não fez um golzinho sequer contra Peru e Equador, 'apenas' sete contra o modesto Haiti, em mais um 7-1 que deixou um gosto amargo.

O vexame brasileiro não é o único fator que explica a presença do Peru nas quartas. Afinal, a seleção andina não disputa uma Copa do Mundo desde 1982, mas terminou em terceiro das últimas duas edições, com Guerrero terminando ambas como artilheiro.

Ex-técnico do Palmeiras, Gareca sabe que terá mais um grande desafio contra os 'Cafeteros'.

"Vejo algo semelhante em relação à partida contra o Brasil, pela importância da Colômbia. Temos que jogar com agressividade, como no segundo tempo contra os brasileiros", avisou o treinador.

"Há vários jogadores que precisam ser controlados, como James Rodríguez, Bacca, Cuadrado, todos podem causar danos", analisou o meia Edison Flores.

- Sina colombiana -Com uma seleção renovada e rejuvenescida e um James em grande forma, os colombianos impressionaram nas duas primeiras rodadas, mostrando bom futebol nas vitórias sobre Estados Unidos (2-0) e Paraguai (2-1) com autoridade.

Só não terminaram em primeiro lugar do grupo B porque o técnico José Pekerman resolveu poupar os titulares na terceira rodada e os reservas perderam por 3 a 2 para a Costa Rica.

"Viemos de uma derrota que doeu e trabalhamos muito nesses últimos dias para melhorar contra o Peru", comentou o volante Sebastian Pérez.

Mesmo assim, a Colômbia pode muito bem ser saído no lucro. Os Estados Unidos, que herdaram a liderança, não devem der vida fácil diante do Equador, nesta quinta-feira, em Seattle.

Vice-líder das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, a seleção equatoriana mostrou ter mais recursos técnicos que o Peru, apesar do empate em 2 a 2 entre as duas equipes.

Além disso, os titulares colombianos estão descansados, o que pode fazer a diferença numa competição que exige muito fisicamente, já que muitos jogadores atuam na Europa e estão em fim de temporada.

"Conhecemos o potencial que o Peru tem. É uma equipe bastante renovada, que tem uma ideia de jogo clara, mas temos que pensar no nosso jogo, saber valorizar a posse de bola", destacou o zagueiro Jeison Murillo, da Inter de Milão.

A Colômbia terá que romper a sina das quartas de final, depois de cair nesta altura da competição nas últimas três edições. A última vez que chegou à semi foi em 2004, no Peru.

Prováveis escalações:

Colômbia: David Ospina - Santiago Arias, Cristian Zapata, Jeison Murillo, Farid Díaz - Juan Cuadrado, Sebastian Pérez, Daniel Torres, Edwin Cardona - James Rodríguez - Carlos Bacca. T: José Pekerman.

Peru: Pedro Gallese - Christian Ramos, Aldo Corzo, Alberto Rodríguez, Miguel Trauco - Edison Flores, Renato Tapia, Óscar Vílchez, Christian Cueva - Paolo Guerrero e Raúl Ruidíaz. T: Ricardo Gareca.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo