Esporte

Federação canadense de atletismo pede banimento da Rússia do Rio-2016

16/06/2016 20h24

Los Angeles, 16 Jun 2016 (AFP) - A Federação Canadense de Atletismo pediu nesta quinta-feira para que a IAAF mantenha a suspensão que impede a Rússia de participar das provas da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio, por conta de acusações de "doping organizado".

A decisão final será tomada na sexta-feira pelo Conselho da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que se reúne em Viena, na Áustria.

Em carta aberta à IAAF, o presidente da Federação Canadense, Rob Guy afirmou que a Rússia pouco fez para acabar com a cultura de abuso generalizado de substâncias proibidas.

O dirigente reconheceu "modestos progressos", mas considerou que a suspensão, decretada em novembro, precisa ser mantida até os Jogos do Rio, que serão realizados de 5 a 21 de agosto.

"O atletismo canadense sente claramente que houve poucas mudanças na cultura de doping sistemático no atletismo russo, por isso não existe nenhuma justificativa para reintegrá-lo", sentenciou Guy.

A suspensão de novembro foi decretada a título provisório pela IAAF depois das revelações de um relatório de uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping que evidencia práticas de "doping organizado", com envolvimento dos mais altos escalões do governo.

A própria Wada soltou na quarta-feira outro relatório bombástico, no qual relata que fiscais de controle antidoping foram ameaçados pelos serviços secretos russos.

"Nos solidarizamos com atletas russos que alcançaram seus sonhos de forma limpa e com trabalho duro, mas infelizmente, a federação deles falhou e as recentes revelações nos deixam céticos sobre qualquer melhora", completou o presidente da federação canadense.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo