Esporte

Irlanda do Norte se recupera e elimina Ucrânia da Euro

16/06/2016 19h35

Lyon, 16 Jun 2016 (AFP) - A Irlanda do Norte somou os primeiros pontos de sua história em Eurocopa graças à importante vitória por 2 a 0 sobre a Ucrânia, que se tornou a primeira seleção eliminada do torneio, nesta quinta-feira em Lyon.

Gareth McAuley, com uma cabeçada certeira aos 4 minutos do segundo tempo, marcou o primeiro gol de uma partida disputada sob chuva insistente e que chegou a ser interrompida durante cinco minutos devido ao granizo.

Nos acréscimos, Niall McGinn selou a vitória dos norte-irlandeses, aproveitando rebote do goleiro ucraniano Pyatov.

Com a vitória, a Irlanda do Norte soma 3 pontos após duas rodadas do Grupo C, empatando na liderança da chave com Alemanha e Polônia, que venceram na estreia e se enfrentam ainda nesta quinta-feira no Stade de France, na periferia de Paris.

"Talvez seja o momento da minha carreira em que sinto mais orgulho", vibrou o técnico Michael O'Neill. "Estamos em uma chave muito forte, mas ainda temos chances de nos classificar na última rodada", analisou.

Os norte-irlandeses, que em sua primeira partida de Eurocopa perderam por 1 a 0 para a Polônia, no último domingo, disputam um grande torneio internacional pela primeira vez em 30 anos, desde a Copa do Mundo do México-1986. Agora, buscarão uma histórica classificação às oitavas de final contra a Alemanha, atual campeã mundial, na última rodada.

- Torcedor morre de infarto -A Ucrânia, que na primeira partida perdeu por 2 a 0 para os alemães, ficou pelo caminho por ter certeza de terminar em último lugar da chave, depois do empate sem gols entre a 'Mannschaft' e a Polônia, mais tarde nesta quinta-feira, no Stade de France.

Alemanha e Polônia lideram a chave, com quatro pontos, e a Irlanda do Norte tem três. Zerada, a Ucrânia não pode mais ser a terceira colocada por levar a pior com os norte-irlandeses no confronto direto. Os quatro melhores terceiros se classificam para as oitavas.

Na Euro-2012, quando eram anfitriões da competição, os ucranianos também foram eliminados na primeira fase.

"Cometemos erros importantes. Não estávamos suficientemente preparados do ponto de vista psicológico", lamentou o técnico ucraniano, Mikhail Fomenko.

Aos 24 minutos de jogo, os torcedores da Irlanda do Norte levantaram e aplaudiram para homenagear Darren Rodgers, torcedor de 24 anos que morreu na segunda-feira em Nice ao cair acidentalmente de uma grade próxima ao mar.

Poucos minutos depois, outro fã norte-irlandês morreu de forma trágica, ao sofrer um infarto na arquibancada, aos 64 anos.

Depois da partida, o lugar ocupado pelo torcedor estava coberto de bandeiras, faixas e camisas deixadas por compatriotas para homenageá-lo.

"Esse torcedor morreu quando estava assistindo a uma partida em um estádio. Isso deixa o resultado em segundo plano", declarou Patrick Nelson, presidente da federação norte-irlandesa, em comunicado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo