Esporte

Itália, Croácia e Espanha querem confirmar vaga nas quartas da Euro

16/06/2016 15h36

Paris, 16 Jun 2016 (AFP) - Itália, Croácia, Espanha. Na ordem cronológica, três candidatos a ir longe na Euro-2016 têm chances nesta sexta-feira de confirmar o favoritismo com uma segunda vitória que seria sinônimo de classificação às oitavas de final da competição.

Os respectivos adversários, Suécia, República Tcheca e Turquia, pelo contrário, entrarão em campo jogando pela sobrevivência.

- Coletivo contra estrela -Primeira a entrar em ação nesta sexta-feira, a Itália talvez seja a equipe de tradição de quem menos se esperava antes da Euro. Com uma equipe muito bem armada, um jogo coletivo insinuante e nenhuma grande estrela, a 'Azzurra' de Antonio Conte deu na estreia uma verdadeira aula de futebol nos belgas (2-0), tidos como favoritos ao título.

Apostando na obediência tática e muita garra, a Itália mostrou que não veio a passeio e, caso repita a atuação da estreia, deverá passar pela Suécia, que só empatou com a Irlanda (1-1) no primeiro jogo. Os nórdicos realizaram uma verdadeira proeza neste jogo, conseguindo balançar as redes (contra) sem ter sequer chutado uma bola ao gol, graças a jogada do craque Zlatan Ibrahimovic.

Bem marcado na partida, o astro sueco terá nova chance de se tornar o primeiro jogador a marcar em quatro Euros seguidas, contra um país que ele conhece bem, tendo defendido os três maiores clubes italianos durante a carreira (Juventus, Inter, Milan).

- Croácia mostrou serviço -A boa seleção croata (Modric, Mandzukic, Rakitic, Perisic) dominou o jogo contra a Turquia, mas pecou na hora de finalizar, tendo que se contentar com um mísero gol, marcado por Modric.

O meia do Real Madrid tentará agora colocar os croatas nas oitavas de final com um bom resultado em Saint-Etienne. Mas cuidado com os tchecos: inferiores tecnicamente, Cech e companhia conseguiram segurar de maneira eficiente a Espanha, que só venceu com gol de Piqué a três minutos do apito final (1-0).

Os tchecos sempre podem contar com o meia Tomas Rosicky, que em 2000 se tornou o jogador mais novo do país a disputar uma Euro e hoje, aos 35 anos, é também o mais velho.

- Espanha confiante -A Espanha enfrenta a Turquia em Nice com mais certezas do que dúvidas, depois da vitória sobre a República Tcheca. Mas, se por um lado Iniesta desfilou toda sua qualidade de maestro do meio de campo e De Gea mostrou muita segurança no gol, por outro o ataque espanhol não convenceu.

O gol da vitória saiu de um zagueiro, Piqué, enquanto os atacantes Morata e Aduriz tentaram em vão balançar as redes. Será preciso mais eficiência contra uma equipe turca que certamente virá bem fechada e apostará nos contra-ataques.

Após uma pífia atuação diante dos croatas, a equipe do técnico Fatih Terim precisa vencer para não correr risco de uma eliminação precoce e o camisa 10 da equipe Arda Turan, que há cinco anos joga na Espanha (Atlético de Madri e Barcelona), não poderá usar como desculpa o fato de não conhecer o adversário da vez.

Programação desta sexta-feira na Eurocopa:

Grupo E: Em Toulouse (15h00 locais, 10h00 de Brasília): Itália - Suécia

Grupo D: Em Saint-Etienne (18h00 locais, 13h00 de Brasília): República Tcheca - Croácia

Grupo D: Em Nice (21h00 locais, 16h00 de Brasília): Espanha - Turquia

Prováveis escalações:

Itália: Buffon (cap.) - Barzagli, Bonucci, Chiellini - Candreva, Parolo, De Rossi, Giaccherini, Darmian (ou De Sciglio) - Eder, Pellè

T: Antonio Conte

Suécia: Isaksson - Lindelöf, Johansson, Granqvist, M. Olsson - Larsson, Ekdal, Källström, Forsberg - Berg (ou Guidetti), Ibrahimovic (cap.)

T: Erik Hamren

Árbitro: Viktor Kassai (HUN)

República Tcheca: Cech - Kaderabek, Sivok, Hubnik, Limbersky - Plasil, Darida - Gebre Selassie (ou Dockal), Rosicky, Krejci - Necid

T: Pavel Vrba

Croácia: Subasic - Srna (cap.), Corluka, Vida, Strinic - Modric, Badelj - Brozovic, Rakitic, Perisic - Mandzukic

T: Ante Cacic

Árbitro: Mark Clattenburg (ING)

Espanha: De Gea - Juanfran, Piqué, Ramos, Alba - Fabregas (ou Koke), Busquets, Iniesta - Silva, Morata, Nolito

T: Vicente del Bosque

Turquia: Babacan - Gönül, Topal, Balta, Erkin - Tufan, Inan, Özyakup - Calhanoglu, Turan (cap.) - Tosun (ou Yilmaz)

T: Fatih Terim

Árbitro: Milorad Mazic (SRV).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo