Esporte

Mão boba e sinalizadores estragam festa croata na Euro

17/06/2016 16h37

Saint-Étienne, França, 17 Jun 2016 (AFP) - A Croácia empatou em 2 a 2 com a República Tcheca, nesta sexta-feira, em Saint-Etienne, em partida que chegou a vencer por 2 a 0, antes de ser prejudicada por sinalizadores lançados pela própria torcida e por um pênalti infantil cometido nos acréscimos.

Aos 41 minutos do segundo tempo, quando os croatas ainda venciam por 1 a 0, a partida precisou ser interrompida por quatro minutos para que os seguranças tirassem os sinalizadores do gramado.

Foi nesse momento que um rojão foi lançado na direção de um desses seguranças, que ficou atordoado com a detonação.

Em alerta desde os incidentes protagonizados por hooligans russos em Marselha, a Uefa abriu um expediente disciplinar contra a seleção croata, que corre risco de ser excluída da Euro.

Por ironia do destino, o capitão croata Darijo Srna, que foi visto chorando na hora do hino nacional, tinha feito uma declaração de amor aos torcedores antes do torneio: "O apoio da torcida é muito importante, como foi em 1998 (também na França, quando a Croácia terminou em terceiro lugar da Copa do Mundo). tenho certeza que terão um bom comportamento e que não haverá problema nenhum".

O mínimo que se pode dizer é que o lateral do Shakhtar Donestk não foi ouvido.

Inconformado, o técnico croata Ante Cacic reagiu de forma bastante radical, ao afirmar que as pessoas que lançaram os sinalizadores "não são torcedores, são terroristas do esporte".

Quando o jogo estava parado, jogadores da seleção croata até tentaram pedir calma às arquibancadas, mas o mal já estava feito.

Autor do segundo gol croata na partida, Ivan Rakitic tentou até colocar o pênalti que resultou no gol de empate na conta dos torcedores.

"Não foi por acaso que esse pênalti foi marcado para nos punir dentro de campo. Só podemos pedir desculpas à Uefa e à República Tcheca. É difícil encontrar as palavras certas depois de um comportamento desses", lamentou o meia do Barcelona.

"Estou imensamente feliz com a maneira como empatamos, embora tenha que admitir que a interrupção nos ajudou", concordou o goleiro tcheco Petr Cech, do Arsenal.

- Modric sai machucado -Na tabela, a situação da Croácia ainda é muito favorável, embora a vitória, que deixou escapar no finalzinho, teria garantido a classificação antecipada.

A equipe balcânica mantém a liderança provisória da chave, com quatro pontos, um à frente da Espanha, que entra em campo mais tarde nesta sexta-feira, em Nice, contra a lanterninha Turquia, derrotada por 1 a 0 pelos croatas na estreia.

O pontinho somado nesta sexta-feira deixou os tchecos vivos na competição, com a necessidade de vencer os turcos na próxima terça-feira, em Lens.

No mesmo dia, a Croácia medirá forças com a Espanha, no duelo entre os favoritos do grupo, em Bordeaux.

Para essa partida, o técnico Ante Cacic corre risco de não poder contar com um dos maiores astros da Liga Espanhola e maestro do meio de campo croata, o meia Luka Modric, do Real Madrid, que saiu lesionado aos 17 da etapa final, depois de sentir dores na coxa.

Dentro das quatro linhas, os croatas voltaram a mostrar um bom futebol, como aconteceu contra os turcos.

Em saída de bola errada da defesa tcheca, o atacante Ivan Perisic, da Inter de Milão, invadiu a área e acertou um belo chute cruzado para abrir o marcador.

Rakitic ampliou aos 14 da etapa final, com toque sutil na saída do goleiro Petr Cech, após receber ótimo lançamento de Srna.

Tomas Skoda descontou de cabeça aos 31, após receber um lindo cruzamento de três dedos de Rosicky, e o gol de empate tcheco saiu nos acréscimos, depois de toda a confusão armada por um pequeno grupo de torcedores croatas.

Talvez por conta do trauma causado pelos incidentes, o zagueiro Domagoj Vida resolveu trocar o futebol pelo vôlei e colocou a mão na bola, como Thiago Silva contra o Paraguai na Copa América de 2015. Coube a Necid converter o pênalti para arrancar o empate que manteve os tchecos vivos no torneio.

yk-ah/pgr/lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo