Esporte

Portugal e Bélgica sob pressão na Euro

17/06/2016 16h35

Paris, 17 Jun 2016 (AFP) - Portugal e Bélgica precisam reagir neste sábado, depois de decepcionar na estreia da Eurocopa, enquanto os azarões Hungria e Islândia se enfrentam para tentar confirmar o início promissor.

Cristiano Ronaldo e companhia, que vêm de um empate frustrante com os islandeses (1-1), medem forças com a Áustria, outra seleção que decepcionou na estreia, ao perder por 2 a 0 para os vizinhos húngaros.

Já os belgas tentarão se recuperar da derrota contundente de 2 a 0 para a Itália contra a Irlanda, que empatou em 1 a 1 com a Suécia.

- 'Diabos Vermelhos' perto do inferno -Jovem e talentosa, a geração dourada da Bélgica recebeu uma aula de futebol na estreia, com os meias Eden Hazard e Kevin De Bruyne anulados pela experiente defesa 100% Juventus da 'Nazionale'.

Os dois craques da Premier League ficaram de molho durante dois dias, para se recuperar de problemas físicos, e De Bruyne deve mudar de posição em Bordeaux, deixando a ponta direita para jogar mais centralizado, no lugar do muito criticado Marouane Fellaini.

Para isso, porém, o astro do Manchester City precisa estar 100%, depois de sofrer dores musculares na coxa.

O técnico Marc Wilmots também pode trocar o centroavante Romelu Lukaku, do Everton, que teve atuação apagada contra os italianos, dando lugar a Christian Benteke, do Liverpool, ou Michy Batshuayi, do Olympique de Marselha.

Além da falta de inspiração ofensiva, Wilmots também tem vários problemas na retaguarda, por conta de inúmeros desfalques. Tanto que precisou escalar como titular o zagueiro Vermaelen, que praticamente não jogou nesta temporada com o Barcelona por conta de repetidas lesões.

A Irlanda, por sua vez, fez uma boa estreia contra a Suécia mostrando-se bastante compacta na defesa para conter o astro Zlatan Ibrahimovic. Reserva contra os suecos, o veterano Robbie Keane pode começar jogando diante dos 'Diabos Vermelhos'.

A Itália já garantiu sua vaga nesta sexta-feira, ao derrotar os suecos por 1 a 0, com gol do brasileiro naturalizado italiano Éder, um resultado que pode ajudar belgas e irlandeses, que somam a mesma pontuação que Ibrahimovic e companhia.

- Duelo de azarões -Islândia e Hungria estavam entre as seleções consideradas mais fracas da Euro, mas surpreenderam a todos na estreia.

Pequeno país de apenas 330.000 habitantes, com pouco mais de 100 jogadores profissionais em atividade, a Islândia conseguiu arrancar o empate contra Portugal. Cristiano Ronaldo passou em branco e deixou o campo cuspindo marimbondos, acusando os islandeses de ter "mente pequena".

A seleção nórdica, que já está no lucro por participar dessa Euro, pouco se importa com as provocações. Apesar de ter o país menos populoso do torneio, tem o apoio de 27.000 torcedores empolgadíssimos que compraram ingressos para todas as partidas. Já deram um show no primeiro jogo, mesmo jogando em Saint-Etienne, cidade que conta com muitos franceses de origem portuguesa.

Em Marselha, os islandeses podem sonhar com a vitória, diante de uma Hungria em busca do passado glorioso.

Longe de encantar como os antecessores da 'Magia Magyar' da década de 50, os húngaros chegaram nessa Euro como azarões, mas estrearam em grande estilo, ao vencer o clássico da Europa Central contra a Áustria.

A partida deste sábado será mais uma oportunidade de admirar a estilosa calça de moletom cinza do goleiro veterano Gabor Kiraly, de 40 anos, jogador mais velho a disputar uma Euro.

- Duelo de vida e morte -Na hora do sorteio das chaves, muitos pensavam que Portugal e Áustria iriam se classificar com tranquilidade nesse grupo F e ninguém esperava que o confronto entre favoritos na segunda rodada seria tão crucial para o futuro dos dois favoritos na competição.

CR7 teve várias chances contra a Islândia, finalizando dez vezes a gol, mas precisa acertar a mira se quiser se aproximar da artilharia histórica da Euro, que ainda pertence ao francês Michel Platini, com nove, três a mais que o astro do Real Madrid.

A Áustria também tem uma estrela isolada, David Alaba, do Bayern de Munique. Acostumado a jogar como lateral no clube bávaro, costuma atuar mais adiantado com sua seleção e teve boa atuação na estreia, mas não recebeu muita ajuda dos companheiros.

"Quem sabe alguns jogadores ficaram nervosos porque era uma estreia. Não podemos apertar um botão e dizer: 'vou jogar no meu mais alto nível'", admitiu o técnico Marcel Koller.

Programação de sábado na Eurocopa:

Grupo E: Em Bordeaux (15h00 locais, 10h00 de Brasília): Bélgica - Irlanda

Grupo F: Em Marselha (18h00 locais, 13h00 de Brasília): Islândia -Hungria

Grupo F: Em Paris (21h00 locais, 16h00 de Brasília): Portugal - Áustria

- Prováveis escalações:

Bélgica: Thibaut Courtois; Laurent Ciman, Toby Alderweireld, Thomas Vermaelen, Jan Vertonghen; Axel Witsel, Radja Nainggolan; Kevin De Bruyne, Marouane Fellaini, Eden Hazard ; Romelu Lukaku. T: Marc Wilmots.

Irlanda: Darren Randolph; Seamus Coleman, John O'Shea, Ciaran Clark, Robbie Brady; James McCarthy, Glenn Whelan, Jeff Hendrick; Wes Hoolahan; James McClean, Shane Long. T: Martin O'Neill.

Árbitro: Cüneyt Çakir (Turquia)

Islande: Halldorsson - Saevarsson, Sigurdsson, Ingasson, Skulason - Gudmundsson, Gunnarsson (cap.), Sigurdsson, Traustason - Finnbogason, Sigthorsson. T: Lars Lagerbäck (SUE)

Hongrie: Kiraly - Fiola, Lang, Guzmics, Kadar - Nagy, Gera - Kleinheisler, Dzsudzsak (cap.), Szalai - Nemeth T: Bernd Storck (ALE)

Árbitro: Sergei Karasev (RUS)

Portugal: Rui Patricio - Vieirinha, Pepe, Ricardo Carvalho, Guerreiro - João Mário (o Renato Sanches), Danilo Pereira, Moutinho, André Gomes - Quaresma (oU Nani), Cristiano Ronaldo. T: Fernando Santos.

Áustria: Almer - Klein, Wimmer (oU Prödl), Hinteregger, Fuchs - Harnik (o Schöpf), Baumgartlinger, Sabitzer, David Alaba - Arnautovic, Janko (ou Okotie). T: Marcel Koller.

Árbitro: Niccola Rizzoli (ITA).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo