Esporte

França e Suíça empatam e vão juntas às oitavas de final da Euro

19/06/2016 18h28

Lille, França, 19 Jun 2016 (AFP) - Anfitriã do torneio, a França criou diversas chances de manter os 100% de aproveitamento na Euro-2016, mas precisou se contentar com um empate sem gols com a Suíça, um resultado que garantiu a primeira colocação dos 'Bleus' e deu a segunda vaga do Grupo A aos helvéticos, neste domingo em Lille.

Com o empate magro, a França se manteve na primeira colocação do Grupo A com 7 pontos, dois a mais que os rivais do dia, um resultado que beneficiou as duas equipes, classificadas para a próxima fase.

No outro jogo do chave, as seleções de Romênia e Albânia se enfrentaram em Lyon obrigadas a vencer para seguir sonhando com a classificação como um dos quatro melhores terceiros colocado.

Os albaneses, disputando a primeira Euro de sua história, conquistaram a primeira vitória, vencendo por 1 a 0 em Lyon com gol de Pavel Kralovec, e chegando a três pontos. Os romenos terminam na lanterna com apenas um ponto somado.

Classificada com antecedência às oitavas de final de sua Eurocopa, a França entrou em campo contra a Suíça com dois objetivos.

Primeiro: garantir pelo menos um empate que valeria matematicamente o primeiro lugar do grupo. Segundo: recuperar a confiança de Paul Pogba, um dos jogadores mais importantes do elenco, envolvido em polêmica por supostamente ter mandado uma 'banana' para a torcida, em respostas às críticas pelas atuações discretas.

Ao fim do jogo, os dois itens na lista puderam ser riscados.

O empate magro satisfez os dois 'vizinhos-rivais', mas, principalmente, Pogba finalmente teve a atuação que se espera dele, organizando o meio de campo da França, roubando diversas bolas e sendo responsável pelos lances mais perigosos dos anfitriões.

"Não quis responder nada a ninguém. Joguei futebol pela equipe da França, pela camisa. Quero jogar por esta equipe e ganhar com esta equipe. As pessoas podem falar, mas eu não quero responder", desabafou Pogba após a partida.

Desde o início do jogo, o craque da Juventus foi o jogador mais acionado do lado francês e só no primeiro tempo criou três enormes chances de abrir o placar.

Aos 12, Pogba tabelou com Gignac na entrada da área e chutou colocado. O goleiro suíço Sommer defendeu, mas a bola ainda bateu no travessão.

- Travessão vilão -No minuto seguinte, Pogba recebeu de Coman dentro da área e chutou cruzado, mas Sommer se esticou todo para pegar, numa defesa de puro reflexo.

Para passar pelo inspirado goleirão helvético, Pogba tentou a sorte de mais longe, armando uma bomba que novamente foi parar no travessão.

Os três lances bastaram para selar a paz com a torcida francesa que lotou o estádio de Lille e gritava o nome do polêmico meia.

Os suíços, satisfeitíssimos com o empate, se contentaram em tocar a bola de um lado e de outro, o que resultou numa impressionante posse de bola de 70% ao fim do primeiro tempo.

No segundo tempo, o cenário do jogo não mudou. A Suíça manteve a posse de bola e a França levava muito perigo nos contra-ataques, mas desperdiçou chance após chance.

Aos 12, após linda roubada de bola de Pogba, Griezmann tabelou com Gignac e mandou a bomba, mas Sommer voltou a defender.

Para tentar driblar o azar e o inspirado goleiro suíço, o técnico Didier Deschamps colocou em campo o grande nome dos 'Bleus' na competição e xodó da torcida, o meia Dimitri Payet, poupado para o mata-mata.

Vivendo grande fase, o meia do West Ham não demorou para mostrar toda sua qualidade, acertando um lindo sem-pulo que foi novamente parar no travessão, após linda jogada de Sissoko, aos 30.

No fim, a empolgada torcida francesa reconheceu o esforço de sua equipe e aplaudiu os jogadores, que chegam às oitavas de final confiantes e decididos a ir longe na competição.

am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo