Esporte

Embalado com goleada histórica, Chile pega Colômbia na semi da Copa América

21/06/2016 23h45

Chicago, 22 Jun 2016 (AFP) - O atual campeão Chile encara as semifinais da Copa América do Centenário cheio de confiança depois da goleada impiedosa de 7 a 0 que aplicou no México, mas não deve ter vida fácil contra a Colômbia, nesta quarta-feira, em Chicago.

Além do adversário, a grande diferença em relação às quartas de final é que a 'Roja' não poderá contar com sua força máxima.

O meia Arturo Vidal está fora do duelo com os 'Cafeteros' porque terá que cumprir suspensão por acúmulo de cartões amarelos, e a outra estrela da equipe, Alexis Sánchez, é dúvida por causa de uma contratura muscular na perna direita.

O atacante do Arsenal treinou à parte do grupo, assim como o volante Marcelo Días, outra peça importante do esquema do técnico Juan Antonio Pizzi.

As duas seleções se encontram em situações totalmente opostas. Ao contrário do Chile, a Colômbia poderá contar com o grupo completo e titulares mais descansados, já que quase todos foram poupados na última partida da fase de grupos (derrota por 3 a 2 para a Costa Rica).

Tirando esse tropeço inesperado, os 'Cafeteros' mostraram um bom futebol no início do torneio, com um James Rodríguez inspirado nas vitórias sobre Estados Unidos (2-0) e Paraguai (1-0).

No mata-mata, porém, não encontraram o caminho das redes diante de uma valente seleção peruana, que só conseguiram derrotar nos pênaltis.

Mesmo assim, James e companhia conseguiram romper a sina das quartas de final, depois de três eliminações seguidas nessa altura da competição.

A Colômbia disputou duas finais da Copa América, a primeira em 1975, quando foi derrotada pelo Peru, e a segunda em 2001, quando conquistou em casa o único título da sua história, com vitória por 1 a 0 sobre o México.

- 'Não existe favorito' -Na última edição, o Chile viveu situação idêntica aos 'Cafeteros' de quinze anos atrás, ao levantar o troféu pela primeira vez diante da sua torcida, sob o comando de Jorge Sampaoli.

Seu sucessor, Juan Antonio Pizzi, sofreu bastante pressão por causa de resultados decepcionantes, inclusive na primeira fase dessa Copa América.

A 'Roja' perdeu para a Argentina (2-1) na reedição da final do ano passado, e teve muita dificuldade para derrotar a Bolívia pelo mesmo placar na segunda rodada, com pênalti polêmico depois de sete minutos de acréscimos.

A vitória por 4 a 2 sobre modesto Panamá deu sinais de melhora, que foram mais do que confirmados nas quartas, no baile que os chilenos deram no então badalado México.

Ou seja, enquanto a Colômbia parece estar um pouco estagnada, o Chile está numa fase acendente que o credencia ao bicampeonato.

O técnico da seleção colombiana, o argentino José Pekerman, disse ter tirado "várias lições" da goleada chilena de domingo.

Para evitar repetir os erros do México de Juan Carlos Osorio, os 'Cafeteros' terão que evitar do domínio da 'Roja' no meio de campo e impedir a saída de jogo rápida pelos lados.

No primeiro quesito, a ausência de Vidal já deve diminuir bastante a qualidade do Chile no meio, mas o atacante colombiano Carlos Bacca fez questão de minimizar esse aspecto.

"Sabemos a qualidade de Vidal. Individualmente, ele é muito importante para o Chile, mas a qualidade deles vem da força do conjunto, eles são os atuais campeões", analisou o jogador do Milan, ressaltando que "não existe favorito nas semifinais".

No lugar de Vidal, Pizzi deve escalar Pedro Paulo Hernández, que foi titular contra a Bolívia e substituiu o meia do Bayern de Munique no final da partida contra o Panamá.

No ataque, o treinador deve manter Puch, que foi titular na primeira vez contra o México e deu conta do recado, marcando dois gols.

Prováveis escalações:

Colômbia: Ospina, Zapata, Díaz, Arias, Murillo, Sánchez, Cuadrado, James Rodríguez, Cardona, Torres e Bacca. T: José Pékerman.

Chile: Bravo, Jara, Silva, Díaz, Isla, Medel, Vargas, Aránguiz, Beausejour, Puch e Alexis Sánchez. T: Juan Antonio Pizzi.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo