Esporte

Espanha leva virada da Croácia e encara Itália nas oitavas da Euro

21/06/2016 19h19

Paris, 21 Jun 2016 (AFP) - A Croácia surpreendeu a favorita Espanha, vencendo de virada nesta terça-feira por 2 a 1, em Bordeaux, e tirou das mãos da atual bicampeã europeia o primeiro lugar do grupo D, obrigando os espanhóis a reeditarem à final da edição passada contra a Itália, desta vez nas oitavas.

Em segundo lugar no grupo D com 5 pontos, dois a menos que a Croácia, a atual bicampeã Espanha terá um ingrato duelo nas oitavas de final com a Itália, 1ª do Grupo E, uma reedição da decisão da Euro-2012, que venceram por 4 a 0.

"O vestiário estava em silêncio, essa derrota é um desgosto, porque o empate nos deixava em primeiro lugar. Não fizemos uma partida ruim, fomos surpreendidos em um contra-ataque, mas não posso reclamar da equipe", analisou o técnico espanhol Vicente Del Bosque.

"Perdemos, mas estamos classificados. É certo que o caminho não é dos melhores, mas muitas vezes não sabemos de onde vem o perigo", ponderou.

"É um resultado muito importante, diante dos atuais bicampeões. Fizemos uma primeira fase muito sólida e mostramos que somos capazes de vencer qualquer equipe", comemorou o técnico da Croácia, Ante Cacic.

Na outra partida do grupo, a Turquia, uma das maiores decepções da Euro-2016 até então, somou seus três primeiros pontos ao derrotar por 2 a 0 a República Tcheca, com gols de Burak Yilmaz e Ozan Tufan, e termina a a primeira fase na 3ª colocação, com esperanças de avançar ao mata-mata da competição.

"Estou muito feliz por ter marcado esse gol tão importante numa partida decisiva. Temos muitos jogadores novos e talvez tenha faltado experiência nos dois primeiros jogos", comentou Burak Yilmaz.

A vitória turca acabou garantindo também a classificação da Irlanda do Norte, que tem certeza de terminar entre os quatro melhores terceiros, por ter os mesmos três pontos que Turquia e Albânia, com saldo de gol superior (0 contra -2 para turcos e albaneses).

Resta à Turquia esperar que o comportamento de sua torcida não atrapalhe as já remotas chances de classificação. Após o gol de Tufan, os torcedores turcos voltaram a jogar sinalizadores em campo, o que poderia acarretar em punição rigorosa da Uefa por reincidência.

- Croácia mostra força -O resultado para os croatas pode ser visto como heroico, porque apesar de contar com estrelas de nível internacional no elenco o técnico Ante Cacic precisou poupar duas delas para o confronto com os favoritos espanhóis, o meia do Real Madrid Luka Modric e o atacante da Juventus Mario Mandzukic, ambos lesionados.

No início da partida, tudo indicava que os desfalques seriam pesados demais para a Croácia, que viu Álvaro Morata abrir o placar na primeira boa trama ofensiva da Espanha, empurrando para as redes sem goleiro um ótimo passe de Cesc Fábregas.

Com o gol, o atacante da Juventus, que voltará a defender o Real Madrid, clube que o revelou, na próxima temporada, se igualou com o galês Gareth Bale na artilharia da Euro-2016 com três gols.

O ímpeto inicial espanhol, porém, foi caindo com o passar do tempo e a Croácia foi gostando do jogo, sempre apostando no talento de seus dois 'Ivans', o meia Ivan Rakitic, maestro do meio de campo, e o atacante Ivan Perisic, rápido e habilidoso caindo pela ponta esquerda.

Rakitic quase marcou um gol de placa aos 20, quando o goleiro espanhol De Gea errou na saída de bola e o meia do Barcelona aproveitou para tentar um gol por cobertura. A bola caprichosamente foi bater no travessão e na trave antes da zaga afastar o perigo.

Já Perisic, atacante da Inter de Milão, foi responsável pela jogada do gol de empate da Croácia ao cruzar na medida para Kalinic, na primeira trave, pegar de primeira e desviar para o fundo do gol espanhol.

- Pênalti e virada -No segundo tempo, a Croácia voltou confiante, percebendo que os espanhóis não viviam noite inspirada, e reclamaram veementemente de um pênalti não marcado em Marko Pjaca, que driblou dois jogadores da 'Fúria' dentro da área e pareceu ser calçado. O árbitro mandou o jogador croata levantar.

Seis minutos depois foi a vez dos espanhóis pedirem pênalti em David Silva, atropelado por Sime Vrsaljko na área. Nesse lance, o árbitro não hesitou em marcar a falta, levando os jogadores da Croácia à loucura.

Inteligentemente, o capitão Darijo Srna, ao ver que Sergio Ramos se aprontava a bater o pênalti, foi perguntar a comissão técnica o histórico do zagueiro do Real Madrid em cobranças de penalidade e repassou a informação ao goleiro Subasic.

Deu certo. Subasic não adivinhou o canto, Sergio Ramos titubeou e acabou chutando no meio, para defesa do goleirão croata.

"Com o pênalti, eu tive a chance de ampliar, mas não consegui, foi uma pena", lamentou o zagueiro do Real Madrid.

"Foi uma partida um pouco estranha porque dominamos o início da partida, criamos chances, mas depois deixamos a Croácia voltar", completou.

Quando o jogo ia se encaminhando para um empate que não prejudicaria nenhuma das equipes, os croatas mostraram coragem, indo ao ataque em busca da vitória e do primeiro lugar do grupo.

A três minutos do apito final, a seleção da famosa camisa xadrez foi recompensada. Rakitic puxou rápido contra-ataque e encontrou o veloz Perisic sozinho pelo lado esquerdo. O atacante invadiu a área espanhola e chutou rasteiro, renta à trave, enganando De Gea, que esperava um cruzamento.

Vitória e liderança do grupo para os perigosos croatas. Derrota e um encontro imprevisível com a Itália para os espanhóis.

"É uma noite especial. Todo mundo está de parabéns. Fizemos uma ótima primeira fase, mas é apenas o início. Temos que continuar a brigar por cada bola, porque se perdermos nas oitavas, não terá adiantado de nada", afirmou Perisic.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo