Esporte

Nova secretária-geral da Fifa promete melhorar governança do futebol

21/06/2016 23h01

Zurique, Suíça, 22 Jun 2016 (AFP) - A senegalesa Fatma Samoura, nomeada secretária-geral da Fifa em maio, assumiu oficialmente o cargo nesta segunda-feira e prometeu usar seus 21 anos de experiência na ONU para ajudar a entidade a se reerguer depois do pior escândalo de corrupção da sua história.

"Quero implementar mais diversidade, mas igualdade e uma estrutura de governança melhor, além de um sistema de monitoramento mais forte" declarou a dirigente de 54 anos depois do primeiro dia de trabalho.

Samoura é a primeira mulher a assumir a função, a segunda mais importante da Fifa, que antes era ocupada pelo francês Jérôme Valcke, banido do futebol em setembro pelo envolvimento na venda ilegal de ingressos durante a Copa do Mundo no Brasil-2014 e demitido pela entidade em janeiro

O alemão Markus Kattner, que ocupava o cargo como interino, também foi demitido, por "irregularidades financeiras".

No início de junho, Valcke a Kattner foram acusados pela própria Fifa de "enriquecimento pessoal" às custas da entidade, sob suspeita de terem desviado 80 milhões de euros através de contratos e compensações, ao longo dos últimos cinco anos.

"Minha primeira prioridade é nomear novos responsáveis o mais rápido possível, para posições estratégicas como diretor financeiro e diretor de conformidade", avisou a senegalesa, comparando a Fifa às "Nações Unidas do futebol".

"A Fifa funciona com pessoas de origens culturais, religiosas e raciais muito diferentes. Mas o mais importante é que futebol é um fator de igualdade, que une as pessoas", completou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo