Esporte

Para especialistas, desistência de McIlroy dos Jogos do Rio por temer Zika é 'exagerada'

22/06/2016 19h32

Paris, 22 Jun 2016 (AFP) - A desistência do golfista norte-irlandês Rory McIlroy de disputar dos Jogos do Rio (5-21 de agosto), anunciada nesta quarta-feira, devido ao vírus da Zika, é "exagerada", segundo vários especialistas consultados pela AFP.

- Quem deve temer o vírus da Zika?

"As mulheres grávidas ou que estão tentando ficar grávidas a curto prazo, porque o vírus pode atacar o feto", explica Andrew Freedman, especialista em doenças infeciosas da Universidade de Cardiff.

Os homens infectados pelo vírus no Brasil podem transmiti-lo às parceiras através de relações sexuais. Por isso recomenda-se o uso de preservativos durante alguns meses após deixar o país.

A menos que McIlroy e sua mulher queiram ter um filho, "acredito que sua decisão de não participar nos Jogos Olímpicos é exagerada", completou Freedman.

- Há riscos para os atletas?

Para a maioria das pessoas, o vírus provoca apenas sintomas leves. As pessoas que ficam doentes apresentam sintomas de tipo gripal e se recuperam em alguns dias.

"Complicações como a síndrome de Guillain-Barré (um problema neurológico que pode causar paralisia) podem acontecer excepcionalmente", explica Jimmy Whitworth, da London School of Hygiene and Tropical Medicine.

O especialista explica que, segundo as estimativas mais confiáveis, entre 10 e 20 pessoas serão infectadas pelo vírus da Zika dos 500.000 atletas e visitantes que irão ao Rio para os Jogos Olímpicos.

O Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou na semana passada que o risco de transmissão do vírus da Zika durante os Jogos será "muito pequeno".

Cerca de 1,5 milhão de pessoas foram infectadas pelo vírus até o momento e 1.300 bebês nasceram com graves anomalias de desenvolvimento cerebral (microcefalia) no Brasil.

- Que precauções precisam ser tomadas?

Para a maioria das pessoas é suficiente se proteger de picadas de mosquito, com uso de protetor e inseticida, afirmam especialistas.

Por outro lado, não é aconselhável mulheres grávidas viajarem ao Rio.

Para as mulheres que quiserem engravidar, é preciso evitar a gravidez por dois meses após deixar o Brasil, mesmo acreditando não terem sido contagiadas pelo vírus, simplesmente por precaução, explica Whitworth.

"No caso pouco provável de que uma mulher ou o parceiro estejam infectados, será preciso atrasar a gravidez por cerca de seis meses, até que todos os traços do vírus tenham desaparecido", completou.

- McIlroy tem razão ao desistir de disputar os Jogos do Rio?

As chances de contrair o vírus da Zika num campo de golfe são mínimas, à medida que os mosquitos vivem normalmente ao redor de casas.

"Não conheço os motivos de sua decisão, mas me parece desproporcional", afirma Jonathan Ball, da Universidade de Nottingham.

Peter Barlow, especialista da Universidade Napier de Edimburgo, lembra que os efeitos da Zika a longo prazo são pouco conhecidos.

"É completamente compreensível que um atleta do nível de McIlroy coloque sua saúde e de sua família acima de tudo, principalmente se pretende construir uma família num futuro próximo", afirma.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo