Topo

Gasol irá aos Jogos do Rio apesar da preocupação com Zika

25/06/2016 11h11

Madri, 25 Jun 2016 (AFP) - O pivô espanhol Pau Gasol, um dos maiores astros da NBA, anunciou neste sábado que participará dos Jogos Olímpicos do Rio, depois de ter sido uma das principais figuras a manifestar seu receio por temores relacionados ao vírus zika.

"Tomei uma decisão a respeito da minha disponibilidade para estar com a seleção no Rio em 2016. Quero ir, quero estar com a equipe, quero disputar meus quartos Jogos Olímpicos e quero defender esta seleção mais uma vez", afirmou o jogador do Chicago Bulls, em artigo publicado no jornal espanhol Marca.

"Minha responsabilidade foi alertar sobre o zika porque é um assunto grave, mas também é minha responsabilidade estar com a seleção no Rio", justificou.

Gasol, que chegou a cursar medicina na Universidade de Barcelona antes de se tornar jogador profissional, é filho de médicos e havia colocado em dúvida sua participação aos Jogos há duas semanas, baseando-se em informações obtidas com autoridades sanitárias.

Medalhista de prata com a Espanha em Pequim-2008 e Londres-2012, o atleta de 35 anos disse neste sábado que ainda não está convencido da ausência de risco.

"Meu comprometimento com a seleção é maior que qualquer temor, mas continua havendo desinformação e incertezas", opinou.

"Espero que neste mês e no tempo que resta até a competição não apareça nenhuma notícia suficientemente grava que nos faça reconsiderar esta decisão", completou.

Nos últimos dias, vários atletas desistiram de disputar as Olimpíadas no Rio por causa do vírus zika, entre eles o golfista norte-irlandês Rory McIlroy, número quatro do mundo.