Esporte

Buffon e De Gea: confronto de gerações no duelo Itália-Espanha

26/06/2016 13h59

Saint-Martin-de-Ré, França, 26 Jun 2016 (AFP) - Eles serão a última linha de defesa de suas respectivas seleções: o experiente Gianluigi Buffon e o jovem David De Gea farão de tudo para garantir a classificação de Itália e Espanha, respectivamente, que se enfrentam num duelo de pesos pesados do futebol europeu, pelas oitavas da Euro-2016.

- Buffon, o velho leão -Goleiro, capitão, recordista, emblemático... Buffon é tudo isso para a 'Nazionale' e uma das raras celebridades da equipe italiana nesta Euro. "É por causa da minha idade (38 anos), as pessoas me conhecem a muito tempo, estão acostumadas a me ver em campo", explica o humilde 'Gigi', como é carinhosamente chamado.

Seus companheiros sabem que Buffon é a peça-chave de uma defesa robusta, o ponto forte da Itália, e segue sendo um dos melhores goleiros do mundo. O veterano disputa seu 9º torneio internacional, o que lhe permite aumentar a cada partida o recorde de vezes em que vestiu a camisa da seleção, o que fará pela 160ª vez nesta segunda-feira em Saint-Denis.

Insensível à pressão, o experiente goleiro manteve o ótimo nível mesmo quando viu a vida exposta pelo caso amoroso com a apresentadora Ilaria D'Amico. Buffon se separou da mulher, Alena Seredova, e logo teve um filho, Leopoldo, com a nova namorada.

Insaciável, Buffon segue de olho em outro recorde: número de Copas do Mundo disputadas. Atualmente são cinco, como o goleiro mexicano Antonio Carbajal e o meia alemão Lothar Matthäus. O goleirão italiano poderá se distanciar dos rivais caso aguente até o Mundial da Rússia, em 2018. Aos 40 anos, Dino Zoff foi campeão do mundo em 1982 defendendo o gol da Itália...

Se esta Euro for seu último grande torneio, Buffon garantiu que não terá "qualquer tipo de nostalgia nem de sentimento de impotência, apenas muito entusiasmo".

Antes de pendurar as luvas, Buffon tem satisfações pessoas a tirar com a Espanha. Nas quartas de final da Euro-2008, o goleiro não conseguiu evitar a eliminação nos pênaltis (0-0 no tempo regulamentar, 4-2 nos pênaltis) e foi vítima da goleada na final da última edição (4-0), em 2012.

- De Gea, o jovem lobo -David De Gea, por outro lado, não imaginava um contexto tão agitado para sua primeira competição como titular da Espanha. Desde que assumiu a titularidade das mãos do ícone Iker Casillas (35 anos), o jovem goleiro do Manchester United (25 anos) vem tendo que lidar com as expectativas, as críticas e a imprensa.

O fiasco espanhol na Copa do Mundo do Brasil-2014 acelerou a despedida de "San Iker" (167 jogos). O técnico Vicente del Bosque, porém, apostou numa "transição suave" para instalar progressivamente seu sucessor (12 jogos).

Mas se De Gea não teve muito o que fazer nas duas primeiras partidas da 'Fúria' no Grupo D, acabou sendo muito criticado após a derrota da última terça-feira para a Croácia (2-1).

Saída de bola errada que resultou em chute na trave, saídas do gol sem confiança, erros de posicionamento... e dois gols sofridos, sempre na primeira trave, uma zona que os goleiros geralmente se preocupam em defender.

"Só estamos derrotados quando perdemos o entusiasmo. Obrigado pelas críticas, elas me motivam. O combate continua!", reagiu De Gea pelo Twitter.

O goleiro madrilenho, considerado como um dos melhores do Campeonato Inglês, também precisou lidar com outro tipo de polêmica nos últimos dias. Em 10 de julho, De Gea se viu alvo de um escândalo na Espanha, após o testemunho de uma mulher, que o acusou ter organizado um festa em que teriam ocorrido abusos sexuais.

O jogador negou qualquer envolvimento, mas diversos candidatos às eleições legislativas de domingo na Espanha afirmaram que há "falta de clima" para que De Gea jogue na equipe, como Pedro Sanchez, líder do Partido Socialista (PSOE), ou Pablo Iglesias, representante da coalizão de esquerda Unidos Podemos.

Será que David De Gea conseguirá deixar os problemas de lado e focar na partida de segunda-feira contra a Itália? Esta é uma das chaves de seu confronto direto com Gianluigi Buffon.

eba-jed/adc/am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo