Esporte

Rivera, Rossi, Lippi, Balotelli: os carrascos italianos da Alemanha

01/07/2016 14h26

Bordeaux, França, 1 Jul 2016 (AFP) - Ambos tetracampeões mundiais, a Alemanha e a Itália têm as seleções mais vitoriosas do futebol europeu, mas a 'Mannschaft' nunca derrotou a 'Nazionale' em um grande torneio.

Os comandados de Joachim Löw tentarão acabar com o tabu neste sábado, em Bordeaux, no duelo mais aguardado das quartas de final da Eurocopa.

Empates em fases de gruposAlemanha e Itália se enfrentaram quatro vezes em fase de grupos, e nenhuma das duas conseguiu sair vitoriosa. Fora três empates sem gols, nas Copas do Mundo de 1962 e 1978 e na Euro-1996. As redes balançaram apenas na Euro-1988, com placar de 1 a 1.

1970 - O jogo do séculoNo México, a Itália venceu a semifinal do Mundial mexicano por 4 a 3 na prorrogação, em duelo antológico considerado por muitos o mais intenso da história do futebol. Cinco dos sete gols saíram na prorrogação e a imagem mais marcante foi o braço enfaixado de Franz Beckenbauer.

O 'Kaiser' foi heroico, mas que brilhou mesmo foi Gianni Rivera, que mostrou toda sua classe ao anotar o gol da vitória italiana, um minuto depois do empate do 'Bomber' Gerd Müller, que balançou as redes duas vezes na prorrogação.

A Alemanha Ocidental pensou que tinha feito o mais difícil ao forçar o tempo extra com um gol de Karl-Heinz Schnellinger nos acréscimos, mas a 'Nazionale' conseguiu se impor graças ao talento de Riva, Rivera e companhia. Na final, porém, a Itália não foi páreo para a constelação de craques do Brasil de Pelé, Tostão, Jairzinho e Rivelino que conquistou o tricampeonato com goleada de 4 a 1.

1982 - A única finalNa Espanha, a Alemanha Ocidental chegou à final desgastada por outro jogo cheio de reviravoltas: a vitória nos pênaltis na semifinal contra a França, em duelo que chegou a perder por 3 a 1 na prorrogação.

Com o cansaço acumulado, a 'Mannchaft' foi presa fácil para a Itália de Paolo Rossi, que abriu o placar no início do segundo tempo, anotando seu sexto gol da competição e dando início ao triunfo inapelável por 3 a 1.

A imagem mais marcante foi a comemoração alucinada de Marco Tardelli depois de marcar o segundo gol. Uma alegria contagiante, que fez até o presidente italiano Sandro Pertini pular da cadeira

2006 - Lippi no ataqueA Itália tetracampeã mundial em 2006 ficou marcada pelas caraterísticas defensivas, mas foi partindo para o ataque que superou a Alemanha por 2 a 0 na prorrogação, em Dortmund, eliminando a seleção anfitriã da competição.

O técnico Marcello Lippi sentiu que a 'Mannchaft' estava ficando cansada substituiu o volante Simone Perrotta pelo atacante Alessandro Del Piero no final do primeiro tempo da prorrogação.

Uma ousada premiada com um gol de Fabio Grosso a um minuto do fim e outro pelo próprio Del Piero nos acréscimos.

2012 - Super Mario heróiAntes da semifinal da Euro-2012, os torcedores alemães esbanjam confiança e já cantam "Auf wiedersehen Itália!" nas ruas de Varsóvia.

Joachim Löw inovou na escalação, reforçando o meio de campo para tentar impedir Andrea Pirlo de jogar, mas quem manteve a freguesia alemã em grandes torneios foi o polêmico atacante Mario Balotelli, autor de dois golaços na vitória por 2 a 1 da 'Nazionale'.

A grande exibição foi apenas o sonho de uma noite de verão. Os comandados de Cesare Prandelli acabaram sendo goleados por 4 a 0 pela Espanha na decisão e 'Super Mario' jogou a carreira fora com problemas tanto dentro quanto fora de campo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo