Esporte

Federer salva três 'match points' e vai às semis em Wimbledon

06/07/2016 17h15

Wimbledon, Reino Unido, 6 Jul 2016 (AFP) - Em duelo antológico com suspense de tirar o fôlego, Roger Federer salvou três 'match points' e se recuperou de dois sets atrás para derrotar o croata Marin Cilic e avançar às semifinais de Wimbleon, nesta quarta-feira.

Federer, número 3 do mundo, precisou de 3 horas e 17 minutos para virar a partida e vencer em cinco sets, parciais de 6-7 (4/7), 4-6, 6-3, 7-6 (11/9) e 6-3, para avançar às semifinais.

"Foi incrível, o sonho continua", comemorou o suíço após o jogo. "Eu consegui manter um alto nível: minhas pernas respondiam, minhas costas respondiam. Mentalmente, esta vitória me dará um impulso fenomenal".

Na partida mais espetacular do torneio, Cilic, que dominou a primeira metade do jogo com um saque poderoso (23 aces) e 'winners' precisos (59).

Federer, porém, não desistiu, também calibrou o serviço e se recolocou no jogo, acertando 27 aces e 67 winners para fechar a partida contra um esgotado croata, dando outro passo rumo a um oitavo título em Wimbledon.

- Três recordes e uma vez -Depois de perder os dois primeiros sets, o suíço ficou em situação delicada no terceiro, mas conseguiu salvar três 'break points' com a parcial empatada em 3 a 3 e em seguida ganhou três games seguidos.

Cilic manteve a agressividade no quarto set e obteve três 'match points', um deles em um tie-break eletrizante, que Federer acabou vencendo por 9-8.

"Tentei me manter no jogo, torcendo para que o nível de jogo dele caia, e para ter um pouco de sorte", foi o que aconteceu, resumiu o veterano, que ganhou confiança depois desse tie-break e conseguiu a quebra decisiva no oitavo game do quinto set, que fechou em 6-3.

Ao somar a 307ª vitória em Grand Slams, Federer superou o recorde absoluto neste quesito, que dividia desde segunda-feira com Martina Navratilova.

O veterano ainda adicionou dois novos recordes á sua coleção: maior número de semifinais em Wimbledon (11) e número de vitórias no torneio (84).

O adversário da lenda viva do tênis por uma vaga na final em Wimbledon será o canadense Milos Raonic, número 7 do mundo, que se classificou mais cedo ao derrotar o americano Sam Querrey (41º) em quatro sets, 6-4, 7-5, 5-7 6-4.

- Murray também em 5 sets -Raonic se classificou pela segunda vez na carreira às semifinais do torneio londrino. A primeira foi justamente contra Federer, com vitória do suíço

Será a segunda semifinal de um Grand Slam neste ano para o canadense de 25 anos, uma das promessas do circuito para desbancar o 'Big Four' -Novak Djokovic, Federer, Rafael Nadal e Andy Murray-, após o Aberto da Austrália, em janeiro.

Treinado pela lenda americana John McEnroe, Raonic, de 1,96 m, tem como ponto forte de seu jogo o forte saque e a precisão nos voleios.

Há duas semanas, disputou a final do torneio sobre grama de Queen's, também em Londres, sendo derrotado por Murray.

Assim como Federer, o escocês também sofreu para avançar nas semifinais, precisando de cinco sets para eliminar o francês Jo-Wilfried Tsonga (N.12), por 7-6 (12/10), 6-1, 3-6, 4-6, 6-1.

O número dois do mundo, que venceu a centésima partida da sua carreira na grama, busca o segundo troféu no torneio, depois de 2013, quando acabou com o longo jejum de 77 anos sem título britânico no All England?s Club.

"Foi um jogo muito duro, principalmente o final do quarto set. Tsonga é um ótimo tenista, um dos melhores do mundo na grama, e fez golpes extraordinários", elogiou Murray.

O escocês de 29 anos disputará uma vaga na decisão com o tcheco Tomas Berdych, nono colocado do ranking, que superou com facilidade a maior revelação do torneio, o francês Lucas Pouille (30º), de 22 anos, por 7-6 (7/4), 6-3 e 6-2.

Vice-campeão do torneio em 2010, Berdych disputará as semifinais pela segunda vez da sua carreira.

- Resultados desta quarta-feira em Wimbledon:

Simples Masculino (Quartas de final):

Milos Raonic (CAN/N.6) x Sam Querrey (EUA/N.28) 6-4, 7-5, 5-7, 6-4

Roger Federer (SUI/N.3) x Marin Cilic (CRO/N.9) 6-7 (4/7), 4-6, 6-3, 7-6 (11/9), 6-3

Tomas Berdych (RTC/N.10) x Lucas Pouille (FRA/N.32) 7-6 (7/4), 6-3, 6-2

Andy Murray (GBR/N.2) x Jo-Wilfried Tsonga (FRA/N.12) 7-6 (12/10), 6-1, 3-6, 4-6, 6-1

ll-al/iga/am/lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo