Esporte

Griezmann vira super-herói e leva França à final da Euro

07/07/2016 19h31

Marselha, 7 Jul 2016 (AFP) - A França está na final da Euro-2016 e deve isso a seu herói, seu melhor jogador, Antoine Griezmann, atacante talentoso, corajoso e autor de dois gols históricos que derrotaram a campeã do mundo Alemanha (2-0), nesta quinta-feira em Marselha.

"Antoine não vacila na cara do gol. Ele tem a confiança ao seu lado. Ele sabe que vai enfrentar Manuel Neuer, um grande goleiro, mas ele já o derrotou e Neuer sabe disso. Se ficarem cara a cara, Neuer vai pensar nisso", garantia Philippe Montanier, ex-técnico de 'Grizi' na Real Sociedad.

A profecia de Montanier se tornou realidade. Griezmann não titubeou no último lance antes do intervalo, quando cobrou pênalti com categoria, enganando o goleirão alemão e abrindo o placar. Esse duelo com Neuer, que com sua presença e tamanho faz o gol parecer bem menor, acabou vencido por Griezmann.

Com muito sangue frio, o camisa 7 dos 'Bleus' levou a melhor sobre o melhor goleiro do mundo, como já havia feito em maio pelo Atlético de Madri contra o Bayern de Munique (2-1), dando a classificação ao clube espanhol à final da Liga dos Campeões.

- Carrasco de Neuer -Mas para que Griezmann provasse que é o algoz de Neuer em semifinais, ele precisou apagar da memória outra cobrança de pênalti: o chute no travessão no primeiro tempo da final desta mesma 'Champions' contra o Real Madrid. Naquele dia, o atacante francês mostrou personalidade.

Com 1 a 1 no placar após tensa prorrogação, a partida foi para a disputa de pênaltis e ele não se escondeu, convertendo sua cobrança. Mesmo assim, o título acabou ficando com o Real.

"Não foi fácil bater o pênalti, principalmente depois de perder um na Liga dos Campeões. Mas, felizmente, esse terminou melhor", admitiu o herói do Velodrome após a partida.

Nesta quinta-feira, ao fim do primeiro tempo, Griezmann era só sorrisos por ter aberto o placar para a França, que foi completamente dominada pela Alemanha.

Para completar a bela atuação, 'Grizi' voltou a fazer a diferença no segundo tempo, aproveitando falha rara de Neuer em saída de bola para, com um toquinho aos 27 minutos, selar a vitória dos 'Bleus'.

- Nos passos de Platini -"Vamos!", gritava em espanhol Griezmann, que podia ser ouvido apesar do ambiente ensurdecedor do estádio Velodrome, que viu acabar uma seca de 34 anos sem vitórias da França sobre a Alemanha em competições oficiais. O desafio agora é outro e já tem local e data marcada: a final da Euro-2016 contra Portugal, neste domingo no Stade de France.

Com seis gols na Euro, Griezmann é a estrela-guia dos 'Bleus' e mesmo se dificilmente quebrará o recorde do compatriota Michel Platini (9 gols na Euro-1984), ele pode igualar o ex-craque francês conquistando um título continental em casa.

Depois de passar pelo melhor goleiro do mundo, o atacante terá pela frente na final talvez o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, que, por ironia do destino, igualou o recorde de gols em Eurocopas de... Platini, marcando um dos gols da vitória portuguesa sobre Gales (2-0), nas semifinais.

Para Griezmann, será uma chance de ouro de apagar a dolorosa lembrança daquele 28 de maio em San Siro, na final da Liga dos Campeões perdido justamente para o Real de CR7. O duelo de titãs está marcado. Griezmann terá que vestir novamente sua capa de super-herói. Se conseguir, poderá se juntar a Platini e Zinedine Zidane (campeão em 2000) no panteon do futebol francês.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo