Esporte

A equipe ideal da Euro-2016

08/07/2016 16h57

Paris, 8 Jul 2016 (AFP) - Um técnico galês, um goleiro francês, uma defesa 'à la italiana', um meio de campo cosmopolita e um ataque madrilenho Bale-Ronaldo-Griezmann: segue a escalação da equipe ideal da Euro-2016, antes da disputa da final, neste domingo.

Equipe ideal da Euro-2016:

Lloris (FRA) - Boateng (ALE), Chiellini (ITA), Bonucci (ITA) - Draxler (ALE), Kroos (ALE), Ramsey (GAL), Renato Sanches (POR) - Cristiano Ronaldo (POR), Griezmann (FRA), Bale (GAL)

Técnico: Chris Coleman (GAL)

Goleiro: Lloris (FRA)

Hugo Lloris nunca havia sido realmente contestado como titular do gol francês, mas esperava-se há muito tempo uma atuação de gala do jogador do Tottenham. Essa atuação veio na hora certa, nas semifinais da Euro contra a poderosa Alemanha, uma partida em que realizou diversas defesas difíceis, impedindo que a 'Mannschaft' balançasse as redes. Agora, só falta vencer uma disputa de pênaltis decisiva para entrar na lista dos melhores goleiros do mundo, juntando-se a nomes como Manuel Neuer ou Gianluigi Buffon. Será que isso acontecerá na final deste domingo contra Portugal?

Zagueiros: Chiellini (ITA), Bonucci (ITA), Boateng (ALE)

A defesa ideal da Euro tem que atuar com três zagueiros, 'à la Itália', e conta com dois jogadores da Juventus, Giorgio Chiellini e Leonardo Bonucci. Se a Itália chegou às quartas de final da competição, só sendo derrotada nos pênaltis pela Alemanha, foi graças a seus dois zagueiros e ao esquema tático do treinador Antonio Conte. Quem também brilhou foi o alemão Jerome Boateng, mesmo sendo responsável pelo pênalti bobo que permitiu à Itália empatar a partida nas quartas de final. Boateng, além da força física na defensa, também foi responsável por lançamentos precisos, ajudando a Alemanha a atacar. Sua lesão na semifinal certamente pesou na eliminação da 'Mannschaft' diante da França.

Meio de campo: Draxler (ALE), Kroos (ALE), Ramsey (GAL), Renato Sanches (POR)

Toni Kroos foi o maestro da seleção alemã, sendo de longe o jogador que mais passes deu nesta Euro (608), com uma impressionante marca de 93% de acerto. Pelo lado esquerdo, um pouco mais à frente, está seu compatriota Julian Draxler, um perigo constante às defesas adversárias, como mostrou na brilhante atuação contra a Eslováquia. Aaron Ramsey foi o segundo jogador mais importante na ótima campanha do País de Gales, somente atrás do astro Gareth Bale, e sua ausência nas semifinais por suspensão contra Portugal acabou custando caro aos 'Dragões'. Para completar o meio de campo da equipe ideal, o "bebê Ronaldo", o português Renato Sanches, uma das raras peças ofensivas de uma equipe muito defensiva e fechada. Contratado pelo Bayern de Munique, Renato Sanches tem apenas 18 anos.

Atacantes - Cristiano Ronaldo (POR), Griezmann (FRA), Bale (GAL)

Para esta Euro, o 'BBC' (Benzema, Bale, Cristiano Ronaldo) do Real Madrid é substituído pelo 'BCG', com o rival atacante do Atlético de Madri Antoine Griezmann na equipe ideal. Sempre bem posicionado, habilidoso e matador, o francês é o artilheiro da competição com seis gols. Ao seu lado o português Cristiano Ronaldo, sempre presente nas grandes partidas. Seu voo para cabecear e marcar o primeiro gol na vitória sobre Gales (2-0), nas semifinais, foi impressionante e foi ele que salvou Portugal contra a Hungria (3-3). Ao mesmo tempo, coleciona recordes (único jogador a marcar em quatro edições da Euro). Na ponta direita da equipe ideal está Gareth Bale, uma das raras estrelas a brilhar de início ao fim do torneio com gols decisivos e muita participação em campo, mesmo se esteve um pouco isolado na eliminação contra os lusos.

Técnico: Chris Coleman (GAL)

"Estou muito orgulhoso do que meus jogadores fizeram", agradeceu o técnico galês Chris Coleman após o torneio. O sentimento é válido. Em sua primeira Euro, os galeses chegaram às semifinais. Coleman, que assumiu a equipe após a morte trágica de Gary Speed, soube fortalecer a confiança dos jogadores e montar uma equipe muito sólida, juntando organização com a qualidade ofensiva de Aaron Ramsey e Gareth Bale.

bur-adc/cto/am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo