Topo

Guardiola afirma que Mourinho e Klopp o ajudaram a 'chegar a um nível maior'

08/07/2016 15h58

Londres, 8 Jul 2016 (AFP) - O novo técnico do Manchester City, o espanhol Pep Guardiola, está convencido de que seu grande rival José Mourinho, treinador do Manchester United, e Jurgen Klopp, do Liverpool, o ajudaram "a chegar a um nível maior" na carreira, nesta sexta-feira em coletiva de imprensa.

"Como técnico, os grandes nomes da profissão, e José é um deles, me ajudaram. Nos conhecemos muito bem desde o Barcelona. É muito bom que os grandes treinadores estejam aqui. Minha experiência contra ele e Klopp, no Borussia Dortmund, me fizeram chegar a um nível maior", admitiu Guardiola.

"Graças à competição entre nós, os grandes treinadores me permitiram chegar a outro nível, me levaram a ganhar o campeonato, a Copa, a Liga dos Campeões. É graças a eles que você vê se é capaz de ganhar com o Bayer, Barcelona ou agora o City", declarou o espanhol de 45 anos.

Com o Barcelona, Guardiola ganhou, entre outros títulos, três Ligas e duas Champions. Em seus três anos à frente do Bayern de Munique, foram três Bundesligas.

"Estou aqui para me testar, para provar a mim mesmo do que sou capaz. Acredito que é o momento certo. Cada etapa é um novo desafio. É talvez o mais importante, porque o City não ganhou tantos títulos como o Barcelona ou o Bayern, mas não conheço a resposta", declarou, em relação às ambições do novo clube.

"Eu me dou conta do difícil que será encontrar uma equipe para ganhar quatro, cinco ou seis títulos consecutivos. Todo mundo fala disso. O principal desafio talvez seja ter apresentar um jogo mais regular", completou.

Os 'Citizens' terminaram na quarta colocação da última edição da Premier League, mas disputaram pela primeira vez em sua história uma semifinal da Champions, perdida para o Real Madrid.

Até o momento, contrataram três jogadores, os meias Ilkay Gundogan e Oleksandr Zinchenko e o atacante Nolito. O clube corre atrás de outros reforços, como John Stones e Leonardo Bonucci.

Finalmente Guardiola falou do capitão da equipe, o zagueiro belga Vincent Kompany, que vem sofrendo com repetidas lesões nas últimas temporadas.

"Sonho que ele esteja em boas condições. Tem muita experiência e é um grande zagueiro. Conversamos e eu falei para ele: 'Concentre-se em seu corpo e volte ao nível que você tinha no passado'. Vincent voltará a mostrar sua qualidade, concluiu Pep.

cor-cd/dmk/pm/am