Topo

Pepe: "Griezmann não é muito alto, mas tem muita qualidade"

REUTERS/Kai Pfaffenbach
Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach

09/07/2016 15h55

O zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe, que terá a dura responsável de marcar o francês Antoine Griezmann na final da Eurocopa, reconheceu que o atacante "não é muito alto, mas tem muita qualidade.

Artilheiro do torneio com seis gols marcados, 'Grizi', que joga no Atlético de Madri, já enfrentou o alagoano muitas vezes, em clássicos contra o Real, o último deles na final da Liga dos Campeões, vencida nos pênaltis pelos 'merengues'.

- Você é um dos jogadores mais experientes da seleção portuguesa (33 anos) e conquistou muitos títulos ao longo da sua carreira. Você se vê como um exemplo para os mais jovens?

"Acho que o mais importante é ultrapassar seus próprios limites, isso também vale para os mais jovens. Eles têm que manter isso em mente. A vontade de ganhar sempre, de levantar troféus, foi isso que me levou a conquistar todos esses títulos. Mas não me vejo como um líder, o líder está ao meu lado, é o treinador (o técnico Fernando Santos também participou da entrevista coletiva). É uma pessoa muito inteligente, com muito caráter, que conhece as qualidades de cada um e tenta tirar o máximo de cada jogador desse grupo".

-O que você achou do desempenho de Griezmann contra a Alemanha (o atacante marcou os dois gols da vitória francesa por 2 a 0 na semifinal)? Existem pessoas qua já acham que ele pode conquistar a Bola de Ouro. Você acha que ele pode tirar o troféu de Cristiano Ronaldo?

"Eu assisti à semifinal da França. A maior qualidade deles é o coletivo. Eles têm uma grande equipe, são muito solidários. São grandes jogadores que jogam nos maiores clubes europeus. Cada um deles pode ser um perigo. Já enfrentei Griezmann várias vezes. Ele não é muito alto (1,75 m, contra 1,87 m de Pepe). Ele sempre sabe como fazer a bola chegar até ele. Ele é muito importante para essa equipe, mas não podemos focar em um único jogador. Sobre a Bola de Ouro, não acho que o jogo de amanhã (domingo) tenham alguma influência".

-Como você avalia as atuações de Cristiano Ronaldo no torneio?

"Ele já mostrou que tem condições de atuar no seu melhor nível, tomara que seja o caso amanhã. Tenho a sorte de treinar há muito tempo com ele (no Real Madrid), é um jogador extraordinário. Por mais que seja criticado, sempre faz gol, sempre joga pela equipe e é muito importante para a seleção e para o futebol. É um exemplo para todos".

-Essa final será a partida mais importante da sua carreira?

"Sim, porque represento meu povo, meu país. Achamos que temos condições de estar à altura das expectativas e de deixar nosso povo orgulhoso. Haverá 11 jogadores em campo, 23 no total (levando em conta os reservas), toda a comissão técnica e todo um país que vai querer escrever seu nome na história. Treinamos incansavelmente, trabalhamos duro porque representamos nosso país e também os portugueses que migraram em outros países. Os portugueses que vivem na França sempre nos apoiaram, até mesmo às 5 da manhã, quando estávamos voltando de uma partida".

Declarações colhidas em entrevista coletiva.