Esporte

Éder salva Portugal sem CR7: os altos e baixos da final da Euro-2016

10/07/2016 20h07

Saint-Denis, França, 10 Jul 2016 (AFP) - Portugal parecia viver um pesadelo quando viu Cristiano Ronaldo deixar o campo machucado na final da Euro-2016 contra a França. Mas Éder transformou a partida em sonho, marcando na prorrogação o gol da vitoria e do título histórico dos lusos, neste domingo no Stade de France.

ALTOS.... A redenção de Éder

Com seu físico atípico em Portugal, um estilo desengonçado e uma técnica rudimentar, Éder por muito tempo foi o patinho feio da seleção portuguesa. Mas com um chute rasteiro na prorrogação, ele garantiu para sempre um lugar no coração dos torcedores, marcando o gol do primeiro título da 'Selecção'. Quem diria que no início do ano Éder corria risco de sequer ser convocado para jogar a Euro, depois de optar por trocar o Swansea pelo Lille para tentar relançar a carreira. Ele acabou se consagrando na França, onde vinha sendo criticado pelo desempenho fraco na Ligue 1.

. Rui Patrício, a muralha

O goleiro do Sporting estava inspirado neste domingo, fazendo grandes defesas em cabeçada de Antoine Griezmann (10 minutos), bomba de Sissoko (34) e chutes colocados de Griezmann (59) e Giroud (75).

O goleiro de 28 anos, em sua 51ª partida pela seleção, também ajudou a equipe na saída de bola com lançamentos precisos. Do outro lado, Hugo Lloris praticamente não foi exigido, aparecendo no fim do jogo para defender uma bicleta no meio do gol de Quaresma (80) e uma cabeçada de Éder (103). Ao contrário de Patrício, acabou sofrendo um gol, num chute rasante do próprio Éder (108).

. A torcida portuguesa

Desde o início da Euro é dito que Portugal praticamente joga em casa na França, tão grande é a comunidade portuguesa no país. "Eles sempre nos apoiaram, até mesmo as 4 ou 5 horas da amanhã quando voltávamos da partida", agradeceu o emocionado zagueiro Pepe. No Stade de France, os gritos de "Allez, Portugal, Allez!" foram muitas vezes mais ouvidos que os cantos da torcida francesa, como quando Cristiano Ronaldo saiu de maca, ainda no início do jogo.

. Moussa Sissoko, o polivalente

Ele não joga num grande clube europeu, não em experiência em finais continentais e não marcou um gol sequer nesta Euro. Mas Moussa Sissoko, rebaixado à segunda divisão inglesa nesta temporada com o Newcastle, foi um dos melhores jogadores da França na final, sempre apostando em sua força física, tanto nos chutes a gol como nas divididas com os jogadores portugueses.

...E BAIXOS. Lesão de CR7

Mais lágrimas de tristeza para Cristiano Ronaldo. Doze anos depois de chorar em campo em Lisboa, após a final por Portugal em casa diante da Grécia, Ronaldo voltou a derramar lágrimas neste domingo, desta vez por uma entrada dura de Dimitri Payet no joelho do astro português, que precisou ser substituído, antes de voltar para o banco de reservas para apoiar os companheiros na prorrogação.

. A inexperiência de Kingsley Coman

Ao vê-lo brilhar em jogos da seleção francesa e na Liga dos Campeões com o gigante da Alemanha, o Bayern de Munique, é possível esquecer que Kingsley Coman tem apenas 20 anos. Neste domingo, porém, essa inexperiência foi perceptível. Depois de entrar em campo no segundo tempo no lugar de Dimitri Payet, Coman acabou pecando pelo individualismo, tentou resolver todas as jogadas no drible. De positivo, o passe para Gignac finalizar no fim do tempo regulamentar. O chute, porém, foi parar na trave.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo