Esporte

Destino do laboratório antidoping do Rio será decidido em até 8 dias

11/07/2016 12h51

Paris, 11 Jul 2016 (AFP) - O laboratório antidoping do Brasil (LBDC), suspenso provisoriamente em 24 de junho, saberá se poderá ser utilizado durante os Jogos Olímpicos em até 8 dias, anunciou nesta segunda-feira o diretor-geral da Agência Mundial Antidoping (Wada), Olivier Niggli, à AFP.

"Uma auditoria científica foi realizada na semana passada e uma comissão disciplinar independente deverá se reunir em uma semana", explicou o dirigente.

Esta comissão, composta de dois advogados e um cientista, levará em consideração os resultados da recente auditoria e o relatório que levou à suspensão. "A comissão emitirá uma recomendação no fim de semana ou no início da semana que vem", completou Niggli, afirmando que os investigadores não serão influenciados pela proximidade dos Jogos Olímpicos, que começam em menos de um mês (5-21 de agosto.

A comissão poderá decidir pela reabilitação integral, pela reabilitação condicional, pela manutenção da suspensão ou pela revogação definitiva da credencial do laboratório.

Localizado no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o laboratório, que antes se chamava Ladetec, foi suspenso em junho, a 42 dias da cerimônia de abertura dos Jogos do Rio, por ter produzido um resultado positivo de uma amostra negativa enviada à Wada.

Caso a suspensão do LBDC seja mantida, o COI garante que há outras opções para analisar as cercas de 7.000 amostras esperadas durante os Jogos, como reparti-las entres laboratórios disponíveis.

A Fifa organizou um esquema parecido durante a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, quando o laboratório do Rio, que já havia sido suspenso em 2013, ainda não tinha recuperado o credenciamento.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo