Topo

Esporte

Vinte números para entender a maior festa do mundo esportivo

11/07/2016 17h08

Rio de Janeiro, 11 Jul 2016 (AFP) - O Rio de Janeiro declarará inaugurados os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul no dia 5 de agosto no Maracanã. Estes são 20 números que chamam atenção sobre a maior festa do esporte mundial:

17.000 -- atletas olímpicos e integrantes de delegações oficiais.

78.000 -- capacidade do estádio Maracanã, onde serão realizadas as cerimônias de abertura, no dia 5 de agosto, e encerramento, no dia 21 de agosto.

206 -- países que competem por uma medalha nos Jogos.

1 -- equipe de refugiados que disputam os Jogos pela primeira vez.

7,5 milhões -- de ingressos à venda.

16 km -- extensão da nova linha do metrô do Rio, o maior projeto de infraestrutura em preparação para os Jogos, que deve unir a praia de Ipanema ao início da Barra da Tijuca, bairro onde está situado o Parque Olímpico e a Vila Olímpica.

4 -- zonas olímpicas onde serão realizadas as competições: Barra da Tijuca (oeste), Deodoro (norte), Copacabana (sul) o Maracanã e estádio olímpico (norte).

25.000 -- quantidade de jornalistas que cobrirão os Jogos.

500.000 -- turistas estrangeiros estimados.

61 -- percentual dos moradores do Rio que acreditam que os Jogos serão um sucesso, segundo uma pesquisa recente. Outros 27% temem que sejam um desastre.

31 -- número de torres de apartamentos que formam a Vila Olímpica. Os 3.604 apartamentos serão vendidos depois dos Jogos.

60.000 -- refeições diárias que serão servidas no imenso refeitório do Parque Olímpico.

5 -- quantidade de aviões jumbo que cabem no refeitório.

80.000 -- cadeiras para a Vila Olímpica.

7 -- jogadores do rúgbi de sete que levarão a bola oval aos Jogos Olímpicos pela primeira vez na história.

400 -- bolas de futebol que serão utilizadas nas partidas.

0 -- quantidade de vezes que o Brasil, anfitrião e pentacampeão do mundo no futebol, ganhou uma medalha de ouro neste esporte em Jogos Olímpicos.

112 -- número de anos em que o golfe permaneceu fora dos Jogos Olímpicos, e agora volta.

2 -- presidentes brasileiros esperados na cerimônia de abertura: a suspensa Dilma Rousseff, prestes a ser destituída, e Michel Temer, que a substitui atualmente de maneira interina.

450.000 -- preservativos que serão distribuídos aos cerca de 11.000 atletas, ou seja, uma média de 41 para cada um, ou dois preservativos por dia.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte