Topo

Tenista romena Halep renuncia aos Jogos do Rio por temer zika

15/07/2016 18h33

Bucareste, 15 Jul 2016 (AFP) - A tenista romena Simona Halep, número 5 do ranking mundial, anunciou nesta sexta-feira que não participará dos Jogos do Rio por temer o zika vírus, horas após decisão semelhante do canadense Milos Raonic.

"Sinto ter de anunciar que decidi não disputar os Jogos Olímpicos. A razão da minha decisão é o risco que representa o zika vírus", escreveu a jogadora de 24 anos em sua página do Facebook.

"Após falar com meus médicos e minha família, decidi que os riscos são muito elevados para a minha saúde e minha carreira, especialmente como mulher", acrescentou a romena, que chegou às quartas de final no último torneio de Wimbledon e foi finalista em Roland Garros em 2010.

Horas antes, Raonic, finalista do último torneio de Wimbledon, anunciou sua decisão de não vir aos Jogos por medo da epidemia provocada pelo vírus da zika.

"É com o coração entristecido que anuncio que não irei participar dos Jogos Olímpicos Rio-2016", disse Raonic, sétimo no ranking da ATP, em sua conta no Facebook.

"Depois de uma longa reflexão com minha família e meus treinadores, tomei esta decisão por várias razões de saúde, incluindo a incerteza que envolve o vírus zika".

Raonic, de 25 anos, indicou que foi uma "decisão difícil" e considerou que a mesma não deveria impactar na consideração dos outros esportistas sobre suas intenções de participar no Rio.

O americano John Isner, o austríaco Dominic Thiem, e a dupla australiana Bernard Tomic e Nick Kyrgios, assim como o veterano espanhol Feliciano López optaram, por diversas razões, não participar dos Jogos Olímpicos (5 a 21 de agosto).

O Brasil é o país mais afetado pela epidemia da zika, um vírus transmitido pela picada de um mosquito que pode provocar microcefalia no feto, uma malformação grave e irreversível, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O organismo recomendou às delegações que se protejam do mosquito e evitem contrair a infecção por via sexual, utilizando preservativos ou praticando a abstinência, já que o vírus pode causar também problemas neurológicos em adultos.