Topo

Julen Lopetegui é o novo técnico da seleção espanhola

21/07/2016 14h46

Madri, 21 Jul 2016 (AFP) - O técnico Julen Lopetegui foi escolhido para assumir o comando da seleção espanhola no lugar de Vicente Del Bosque, que deixou o cargo depois da eliminação nas oitavas de final da Eurocopa, anunciou a federação do país (RFEF) nesta quinta-feira.

Demitido do Porto em janeiro, sem conquistar um título sequer com os 'Dragões', Lopetegui, de 49 anos, obteve resultados expressivos com as seleções de base, ao se sagrar campeão europeu Sub-19 e Sub-21 em 2012 e 2013.

A RFEF espera manter o estilo de valorização da posse de bola implementado por Luis Aragonés (campeão da Eurocopa em 2008) e perpetuado por Del Bosque (campeão mundial em 2010 e europeu em 2012).

"Não vamos fazer nenhuma revolução. Será uma evolução, em todo caso dentro de nossas ideias", garantiu o novo treinador.

"Vamos tratar de aproveitar todas as coisas boas que vêm sendo feitas no futebol espanhol há muitos anos. Não vamos despedriçar isso, enfatizou.

Na seleção principal, Lopetegui reencontrará jogadores que lançou com a base, como o goleiro David de Gea, o zagueiro Marc Bartra, os meias Koke, Isco e Thiago Alcántara ou o atacante Álvaro Morata.

O técnico carrega o legado da 'Roja' mais vitoriosa da história, mas terá a dura missão de curar as feridas de fracassos recentes, como o fiasco da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, quando caiu logo na primeira fase.

A Espanha parecia ter reencontrado seu futebol na última Eurocopa, na França, mas acabou sendo derrotada por 2 a 0 pela Itália nas oitavas, na reedição da final de 2012, que tinha vencido por 2 a 0.

Por isso Lopetegui garantiu que, apesar de querer manter o legado, não pretende ficar preso no passado. "Trataremos de nos adaptar a cada momento, cada adversário. O futebol não para. O futebol espanhol está orgulhoso pelo seu passado, mas miramos o futuro", completou.

bur-dbh/mck/gv/lg