Esporte

Federação internacional autoriza tenistas russos a disputar os Jogos

24/07/2016 15h56

Paris, 24 Jul 2016 (AFP) - A Federação Internacional de tênis (ITF) garantiu neste domingo a presença nos Jogos Olímpicos do Rio dos oito integrantes da equipe russa da modalidade, alegando que "foram submetidos a exames antidoping rigorosos fora da Rússia".

A ITF é a primeira federação a se posicionar, depois da decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de não excluir a Rússia dos Jogos coletivamente, apesar das denúncias de doping sistemático e supervisionado pelas autoridades do país.

A entidade olímpica deixou a decisão final por conta das federações internacionais de cada modalidade, para determinar individualmente quais atletas russos atendem aos critérios de elegibilidade.

"Os oito tenistas russos escolhidos para participar dos Jogos do Rio foram submetidos a exames rigorosos fora da Rússia", explicou a ITF.

A federação diz ter coletado 205 amostras desses oito tenistas desde 2004, 83 durante torneios e 122 fora das competições, com 111 exames de urina e 94 de sangue, sem que nenhum deles tenha testado positivo.

"A ITF acredita que isso é suficiente para determinar que os oito russos convocados preenchem os critérios estabelecidos neste domingo pela comissão executiva do COI", argumentou, ressaltando que vai "obter da Agência Mundial Antidoping (Wada) a confirmação de que nenhum desses tenistas ou a federação russa tenha sido citada no relatório McLaren".

Foi por conta desse relatório, divulgado na segunda-feira, que a Wada pediu a exclusão de toda a delegação russa, por conta das revelações que evidenciam a participação do governo e dos serviços secretos no esquema de "doping de Estados".

"A ITF considera que é justo autorizar os atletas limpos a participar dos Jogos do Rio e está encantada por acolher os tenistas russos ao lado dos outros", completou.

A seleção olímpica de tênis da Rússia terá Andrey Kuznetsov, Evgeny Donskoy e Teymuraz Gabashvili no simples masculino, Svetlana Kuznetsova, Anastasia Pavlyuchenkova, Darya Kasatkina e Ekaterina Makarova, no simples feminino, além de Elena Vesnina, que deve jogar as duplas com Makarova.

A principal ausência será a ex-número um do mundo Maria Sharapova, suspensa por dois anos por uso de Meldonium, substância que passou a constar na lista de produtos proibidos pela Wada em janeiro deste ano.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo