Esporte

Três ciclistas russos excluídos dos Jogos do Rio por doping

28/07/2016 14h33

Paris, 28 Jul 2016 (AFP) - O Comitê Olímpico Russo (ROC) retirou três ciclistas de sua delegação para os Jogos do Rio e outros três, aparentemente citados no relatório McLaren, estão sendo investigados, informou a União de Ciclismo Internacional (UCI).

Os três ciclistas punidos testaram positivo em exames antidoping no passado, um dos critérios de exclusão estabelecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) após a publicação do relatório do jurista canadense Richard McLaren, um documento que revelou um sistema de doping institucionalizado no esporte russo.

A Agência Mundial Antidoping (Wada), que criou a comissão independente responsável por esse relatório, transmitiu à UCI informações revelando que "três corredores convocados pelo ROC para participar dos Jogos do Rio estavam potencialmente envolvidos".

"A UCI está identificando as amostras dos ciclistas e também forneceu ao COI os nomes desses três atletas, no contexto da decisão da comissão executiva", ressaltou o comunicado da federação.

No domingo, a comissão executiva do COI deixou por conta das federações internacionais a responsabilidade de autorizar ou não a participação dos atletas russos, de acordo com critérios rigorosos.

Entre esse critérios, a ausência de punição por doping no passado, o fato de ser submetido a exames regularmente fora da Rússia. Outro fator excludente é a citação no relatório McLaren.

Por outro lado, a Fundação Antidoping da UCI (CADF) "efetuou uma avaliação rigorosa dos casos dos demais 11 ciclistas da seleção russa" e considerou que eles preenchem os requisitos do COI.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo