Esporte

Federação exclui todos os levantadores de peso russos dos Jogos

29/07/2016 15h47

Paris, 29 Jul 2016 (AFP) - A Federação Internacional de Halterofilia (IWF) anunciou nesta sexta-feira a exclusão de todos os oito levantadores de peso da Rússia que estavam inscritos para os Jogos Olímpicos do Rio, em meio ao escândalo de doping que já tirou mais de cem atletas do país do evento.

"A integridade da halterofilia foi fortemente atingida em diferentes níveis pelos russos, por isso foi aplicada a punição apropriada para preservar o esporte", informou a federação no seu site.

A decisão foi tomada com base em critérios estabelecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de deixar a cargo das federações internacionais a responsabilidade de autorizar ou não atletas russos a competir no Rio, após a divulgação do relatório McLaren que denunciou práticas de doping de Estado na Rússia.

Dois desses oito levandatores de peso já haviam sido excluídos pelo comitê olímpico russo (ROC), entre eles Tatiana Kashirina, medalhista de prata nos Jogos de Londres-2012.

Outros quatro foram banidos por terem seus nomes citados no relatório McLaren, explicou a IWF.

Para justificar a exclusão dos outros dois, a entidade afirmou ter ficado "extremamente chocada e decepcionada com as estatísticas dos levantadores de peso russos" em termos de doping.

Além do levantamento de peso, um dos esportes mais tradicionais do país, o atletismo russo, responsável por cerca de um quinto das medalhas russas conquistadas em Londres, também foi excluído dos Jogos, em consequência de uma decisão da IAAF confirmada na semana passada pelo Tribunal Arbitral Internacional.

Outras federações internacionais já se pronunciaram, excluindo sete nadadores, 22 remadores, um lutador, dos pentatletas, um jogador da seleção masculina de vôlei, um velejador e três ciclistas.

agu-ol/sk/lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo