Topo

Presidente do COI admite que organização dos Jogos foi 'desafio'

01/08/2016 22h13

Rio de Janeiro, 2 Ago 2016 (AFP) - O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, reconheceu nesta segunda-feira, a quatro dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que a preparação do evento no Rio foi "um desafio".

"Foi uma viagem longa e desgastante para chegar onde chegamos", declarou o dirigente em reunião com os membros do COI, no Rio.

"Não é exagerado dizer que os brasileiros atravessaram momentos complicados. A crise política e econômica do país é sem precedentes", ressaltou. "Obviamente, essa situação gerou um desafio nos preparativos finais dos Jogos", enfatizou.

Bach também lembrou que o COI precisou "tomar medidas necessárias" sobre a participação dos atletas russos, por conta do esquema de doping de Estado denunciado pelo relatório McLaren, publicado no dia 18 de julho.

"As conclusões do relatório McLaren são muito graves, principalmente no que diz respeito a esse esquema de doping que teria sido organizado pelo ministério dos Esportes da Rússia", argumentou o presidente do COI.

"Se isso for provado, um esquema de doping tão desprezível seria um ataque sem precedentes à integridade do esporte e dos Jogos Olímpicos", insistiu.

"A justiça precisa ser independente da política. Quem responde a uma violação da lei com outra violação da lei destrói a justiça", completou Bach, rebatendo críticas que recebeu por decidir não excluir a Rússia como um todo, mas deixar a cargo das federações internacionais a responsabilidade de autorizar ou não a participação de cada atleta russo nos Jogos.

A decisão final será tomada por três membros nomeados pelo COI, encarregados de analisar e eventualmente vetar uma lista com os nomes dos atletas russos autorizados a competir pelas federações internacionais.

ebe-pga/ol/lg