Esporte

Inaugurado na Vila Olímpica monumento para vítimas de Olimpíadas anteriores

03/08/2016 17h48

Rio de Janeiro, 3 Ago 2016 (AFP) - Um monumento em memória dos esportistas mortos durantes os Jogos Olímpicos, incluindo as 11 vítimas do ataque ocorrido em Munique-1972, foi inaugurado nesta quarta-feira (3) na Vila Olímpica do Rio pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, constatou um jornalista da AFP.

O monumento, que conta uma pedra das ruínas de Olímpia - casa dos Jogos - é dedicado, sobretudo, às vítimas de Munique, em um ataque planejado pelo grupo palestino Setembro Negro.

Na presença de atletas israelenses e alemães, o presidente Bach listou os nomes dos 11 reféns assassinados, entre eles diversos israelenses, antes de fazer um minuto de silêncio.

"Os Jogos Olímpicos sempre foram uma afirmação da vida. Que esta comemoração seja uma afirmação de suas vidas", declarou Bach, junto de duas viúvas das vítimas israelenses de Munique.

"É um momento incrivelmente importante", testemunhou Ankie Spitzen, viúva do ex-treinador da equipe israelense em Munique. "Esperamos 44 anos por este momento. Temos lutado por sua memória e o reconhecimento de que nossos entes queridos brutalmente assassinados em Munique pertencem de verdade à família olímpica", acrescentou.

"O presidente Bach pronunciou seus nomes e guardou esse minuto de silêncio. Não consigo descrever minha emoção", disse.

"É um momento histórico e agradeço ao presidente Bach", falou Ilana Romano, viúva do levantador de peso, Yossef Romano, um dos primeiros reféns assassinados.

Bach também pronunciou o nome de Nodar Kumaritashvili, lutador da Geórgia que morreu acidentalmente durante as provas dos Jogos Olímpicos de Vancouver em 2010.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo