Topo

Morozov, Lobintsev e outros 29 nadadores russos liberados para competir nos Jogos-2016

04/08/2016 13h23

Rio de Janeiro, 4 Ago 2016 (AFP) - Trinta e um nadadores russos, incluindo Vladimir Morozov e Nikita Lobintsev, que apelaram da exclusão dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), foram liberados para disputar a competição, anunciou nesta quinta-feira a Federação Internacional de Natação (Fina).

O caso das nadadoras Yulia Efimova e Daria Ustinova ainda estão sendo examinados pelo TAS. Dois outros nadadores russos excluídos, Mikhail Dovgalyuk (4x200 m livres) e Natalia Lovtsova (50 m livres), não apelaram.

Inicialmente, a delegação russa de natação contava com 35 atletas.

A Fina afirmou à AFP que as equipes de polo aquático, de nado sincronizado e saltos ornamentais também receberam a autorização para competir nos Jogos. Na maratona aquática, Anastasia Krapivina, 21 anos, segue excluída.

Esta decisão final foi publicada após uma comissão composta por três membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) analisar uma lista de atletas russos autorizados a competir pela Fina, seguindo a diretriz imposta pelo COI, após a divulgação do relatório McLaren sobre o esquema de doping de Estado na Rússia.

Mais cedo, a Federação Internacional de Boxe (Aiba) anunciou que os 11 boxeadores russos (nove homens e duas mulheres) convocados foram autorizados a competir nos Jogos do Rio-2016.

Os 11 judocas russos classificados para a Rio-2016 também foram confirmados nos Jogos Olímpicos, de acordo com a Federação Internacional de Judô.

ebe-pga/el/am/fp