Topo

Ginga Carioca

05/08/2016 16h13

Rio de Janeiro, 5 Ago 2016 (AFP) - Seguem as principais curiosidades do dia, no dia da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio:

. Galinho chinês do tênis de mesaNo torneio masculino de tênis de mesa dos Jogos Olímpicos do Rio aparecem como superfavoritos ao ouro o atual campeão mundial, o chinês Ma Long, e seu compatriota e atual dono do ouro olímpico Zhang Jike, atual quarto colocado do ranking. Curiosamente, Zhang deve seu sobrenome (Jike) a Zico, ex-jogador do Flamengo, devido a paixão do pai do mesatenista pelo futebol. "Meu pai gostava muito de Zico, então me colocou esse nome, que em chinês tem pronunciação bem parecida", explicou Jike.

. Quem é você? Serena Williams!O jogador argentino de rugby de 7 Axel Müller não é um grande fã de tênis, ainda menos se for feminino. Mesmo sendo motivos de chacota na própria delegação argentina pelo relativo anonimato do rugby de 7, Müller não foi capaz de reconhecer na Vila Olímpica a número 1 do mundo do tênis e campeã de 22 Grand Slams, Serena Williams. No momento em que a americana lhe pedia um pin da Argentina, o jogador de rubgy foi grosso: "Qual sua modalidade mesmo?", perguntou a Serena. "Eu dei de cara com Serena Williams e não a reconheci. Lamento muito", explicou a jornalistas da AFP. "A primeira coisa que vou fazer é dar um pin para ela. Ela me deu o dos Estados Unidos e fiquei devendo um".

. Qual o nome?A seleção de Portugal, que derrotou a Argentina na primeira rodada do torneio de futebol masculino nos Jogos-2016 (2-0), sofreu com um sério problema nos nomes dos jogadores nas costas das camisas. Ricardo Esgaio virou "R. ESG", Tobias era "TO IAS" e Tomas "T S". Já na camisa de Fernandes lia-se "AN". Ao fim da partida, porém, as duas letras tinham se soltado. Alguns jogadores simplesmente não tinham qualquer nome na camisa, como os atacantes Paciência e Pite.

. Boas desculpasLizzie Armitsead, uma das favoritas ao ouro na prova de ciclismo de estrada, no domingo, se justificou pelo Twitter das três vezes em que não compareceu a exames antidoping em doze meses, o que lhe valeu uma suspensão, anulada pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Os motivos das ausências: uma ligação perdida porque o telefone estava no modo 'vibrar' (agosto de 2015), um mal-entendido em relação à data de um teste (outubro de 2015) e a saída de um dirigente da federação britânica, que supostamente estava encarregado de levá-la ao local do teste, mas deixou o cargo sem aviso prévio (junho de 2016). A campeão do mundo de 2015 garantiu, porém, ter sido testada 16 vezes neste ano.