Esporte

Operação antidoping deixa a disputa do levantamento de peso olímpico em aberto

05/08/2016 13h32

Rio de Janeiro, 5 Ago 2016 (AFP) - A competição de levantamento de peso dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, que começa neste sábado, se apresenta especialmente em aberto depois que os búlgaros e russos foram excluídos pelas autoridades esportivas internacionais devido aos escândalos de doping.

Na quarta-feira, a dois dias da abertura dos Jogos, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) confirmou a exclusão dos oito halterofilistas russos que haviam apresentado um recurso ao veto dado pela Federação Internacional deste esporte.

Os russos foram vítimas do relatório McLaren e das reações às revelações sobre o doping de Estado em seu país, enquanto que o caso da Bulgária remonta a novembro de 2015, no Mundial de Houston, com uma onda de controles acusando positivo.

A Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) tomou essa decisão e retirou os resultados olímpicos de todos os países que contam com mais de três testes positivos. Cazaquistão, Belarus, Azerbaijão, Moldávia, Coria do Norte, Romênia e Uzbequistão foram sancionadas.

O doping no levantamento de peso preocupa as autoridades esportivas. Dos 55 controles positivos retroativos de mostras de Pequim-2008 (32) e de Londres-2012 (23), vinte afetavam levantadores de pesas, sete deles medalhistas olímpicos na capital britânica.

- Oportunidade para a China -A ausência dos russos, dos búlgaros e de figuras como a estrela cazaque Ilya Ilyin, medalha de ouro nas edições anteriores de nos -94 kg, potencializa as chances de outros países, como China, Coreia do Norte ou Irã.

Quem também espera se beneficiar da exclusão de búlgaros e russos é Fernando Reis, maior esperança do levantamento de peso do Brasil e que tentará conquistar no Rio-2016 a primeira medalha olímpico do país no esporte.

O programa de levantamento de peso olímpico conta com 15 provas, 8 masculinas e 7 femininas, divididas por peso. Cada país pode contar com um máximo de 10 representantes (6 homens, 4 mulheres), com um máximo de dois representantes por categoria.

A competição começa neste sábado, e o primeiro ouro olímpico será dado na categoria feminina dos 48 kg.

O levantamento de peso, uma prova de força pura, faz parte do programa olímpico desde o início doa era moderna, em Atenas, em 1896, apesar de a competição feminina ter de esperar sua vez até edição de Sydney-2000.

bur-cha/dr/cn/am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo